Infoglobo

Sondado até pela NBA, Maicon França opta pelo vôlei e brilha

Do alto dos seus mais de dois metros, jogador inicia trajetória pelo Cruzeiro

LUCIANO FERREIRA luciano.ferreira.rpa@edglobo.com INTEROLÍMPICO: mais promessas olímpicas em glo.bo/3vR3b0h

At leta queéalt ojás abeque logo vem um palpite :“Vai jogar vôlei !” Ou basquete. Quem sabe, ser um zagueiro ou um centroavante de respeito no futebol. Tamanho é documento no esporte, e com Maicon França não foi diferente. Senão apareceu algum ti medo Campeonato Brasileiro para levar o grandão de 2,15m de altura, houve até ti meda NBA, aliga profissional de basquete dos Estados Unidos, sondando o garoto de apenas 17 anos.

Mas não tem LeBron James, Stephen Curry ou Michael Jordan que façam a cabeça do garoto: é mesmo o vôlei o sonho dele. A jovem promessa foi contratada a indano ano passado pelo Cruzeiro, de Minas Gerais. Ele, inclusive, já atuou pelo time principal nesta temporada da Superliga Masculina. Destaque do Intercolegial de 2019, Maicon mostra determinação para alcançar voos ainda mais altos, apesar de eventuais percalços que possam aparecer em sua trajetória profissional: —Sempre tive e mm enteque desistir não era uma opção para mim. Acredito que seja fundamentalbuscar sempre daros eu melhor, sempre com algum propósito na cabeça. Acredito que quem tem o sonho de ser um atleta não pode entrar em quadra por entrar, tem que ter sempre em mente o que você almeja ser no futuro. E correr atrás, nunca desistir, ter foco. Maicon conta que seu gosto pelo vôlei surgiu pela inspiração no irmão, que já praticava a modalidade e foi seu grande incentivador. Os dias acompanhando os treinos fizeram com que ele tomasse gosto pelo esporte e começasse logo a praticar, ainda aos oito anos de idade. Daí para o estrelato nas competições estudantis não tardou muito. O jovem estreou no Intercolegial com apenas14 anos deidade, ejá sendo um dos destaques do Sistema Elite de Ensino, uma das potências do torneio.

DO COLÉGIO PARA O MUNDO

A partir de então, ele começou a chamara atenção, além da estatura, pela desenvoltura em quadra, recebendo sondagem de vários clubes do esporte brasileiro. O destino acabou sendo o Cruzeiro, hexacampeão nacional e um dos grandes do vôlei brasileiro. Maicon já estreou entre os profissionais da Raposa na temporada 2020/2021. Porém, mesmo olhando para o futuro, ele não esquece do passado e ressalta a importância do Intercolegial tanto para o seu sucesso como atleta quanto para o papel de agente motivador de novas revelações. — Os torneios estudantis ajudam ad aruma rodagem maior aos atletas mais jovens. E o esporte é isso, essa alegria de estar se divertindo com aquilo que você gosta e pratica diariamente. Eu cheguei a jogar futebol e basquete, mas não houve a mesma identificação que aconteceu com o vôlei de quadra —explica o atleta. O porte físico fez com que Maicon recebesse sondagens também de times dos Estados Unidos (ele prefere não dizer quais foram as franquias que o procuraram ). No entanto, a jovem promessa garante que a decisão pela continuidade no vôlei já está tomada em definitivo, inclusive com os planos para o futuro no esporte ját raçados, acurto e alongo prazo.

— É importante fazer uma co isad ecada vez, da rum passo acada dia. No momento, eu quero ser campeão pelo meu clube, queéo Cruzeiro. E, claro, no futuro, tenho o grande sonho de trazer amedalha de ouro olím picapara o nosso país, queéo sonho de qualquer atleta —finaliza Maicon.

Esportes

pt-br

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

2021-05-08T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282308207977507

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.