Infoglobo

Secretário de Queimados é preso por homicídio

Maurício do Vila, que comandava a pasta de Transporte e Trânsito do município da Baixada, também é suspeito de chefiar uma milícia

MARCOS NUNES jnunes@extra.inf.br

Maurício Baptista Ferreira, o Maurício do Vila, secretário de Transporte e Trânsito de Queimados, foi preso ontem — em seu local de trabalho, segundo o RJ2, da TV Globo — por policiais da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). No último dia 10 de agosto, um mandado de prisão preventiva contra ele, assinado pelo juiz Luis Gustavo Vasquez, foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio.

Segundo denúncia assinada pela promotora Elisa Pittaro, da 2ª Promotoria de Investigação Penal Especializada dos Núcleos de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, o secretário é suspeito de chefiar uma milícia e de ter encomendando a morte do entregador de lanches João Marcos Coutinho Medeiros.

O crime ocorreu no próprio bairro Vila Americana, e teria sido ordenado pelo político porque a vítima se recusava a cumprir ordens do grupo paramilitar. De acordo com a denúncia, João Marcos costumava circular em uma motocicleta com a descarga de escapamento do veículo aberta, o que provocava barulho e era proibido pelo grupo. Na noite de 20 maio, o entregador estava na lanchonete onde trabalhava quando quatro homens desceram de um carro prata. Em seguida, os assassinos dispararam vários tiros contra a vítima. Ferido, João ainda correu até uma rua próxima, mas acabou não resistindo.

Além de Maurício do Vila, mais quatro pessoas suspeitas de participação no crime tiveram prisões decretadas. Duas delas foram detidas pela DHBF, e uma terceira, pela Polícia Militar. Um quinto suspeito está foragido. Todos vão responder por homicídio e constituição de milícia. Durante a operação que resultou nas prisões, foram apreendidos celulares, roupas camufladas, pistola, munição e coturnos.

PM reformado, Maurício do Vila era vereador no município, em 2017, quando sobreviveu a um atentado que resultouna morte de seu cunhado. Procurada, a prefeitura de Queimados informou que o prefeito GlaucoKaizer(SDD) publicaria, ainda ontem, a exoneração do secretário.

RIO

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282102050451412

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.