Infoglobo

ORGULHO, COM TODAS AS LETRAS

RICARDO PINHEIRO ricardo.pinheiro@edglobo.com.br

Omês do Orgulho LGBTQIAP+ começa hoje e, para dar início às comemorações, o Presença Festival chega a sua segunda edição misturando música, dança e diversidade. Sábado, no Circo Voador, a presença é no palco, com Linn da Quebrada, Johnny Hooker e Grag Queen. A noite tem ainda o Ball do Orgulho, que apresenta dançarina francesa Lasseindra Ninja — pioneira do cenário ballroom europeu e protagonista do filme “Fabulous” (2019)—, além da festa V de Viadão, com a DJ Bruna Strait nos intervalos.

No domingo, o Centro de Movimento Deborah Colker, na Gávea, oferece oficinas gratuitas de dança, do passinho ao afrofunk, e de instrumentos com os blocos Amigos da Onça e Bloconcé, além de rodas de conversa, filmes e exposições.

—Por meio da cultura e da arte, conseguimos aproximar o ativismo da sociedade para lutar contra o conservadorismo — acredita José Menna Barreto, idealizador e diretor artístico do festival.

Para ele, para promover a conscientização, é importante ter artistas que contribuam para a causa. Caso de Hooker, que fará no último show da turnê “Estandarte” um ato, segundo ele, com “um clima mais político”, quando canta o hit “Flutua”.

— É uma honra participar de um festival que celebra a representatividade e a potência criativa e artística da comunidade LGBTQIAP+. Sem arte não existiria nada. Ela me salvou e me salva todos os dias —diz o artista.

CLUBE O GLOBO Circo Voador: Sáb, a partir das 19h. R$ 60 (com 1 kg de alimento). Centro de Movimento Deborah Colker: Dom, a partir das 10h. Grátis (mediante inscrição online prévia).

Show

pt-br

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282668986739752

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.