Infoglobo

Botafogo é eliminado nos pênaltis pelo Athletico

Alvinegro reverteu vantagem do Athletico com gol de Tiquinho Soares no primeiro tempo, mas parou no goleiro Bento, que pegou as cobranças do centroavante e de Tchê Tchê, e deu adeus à Copa do Brasil

JOÃO PEDRO FRAGOSO joao.fragoso@oglobo.com.br

Existe uma máxima no futebol que diz que, quando há disputa por pênaltis, o jogador herói no tempo normal se torna o vilão nas penalidades. No Nilton Santos, o cenário foi parecido. Tiquinho Soares, que marcou o gol do Botafogo no tempo normal, revertendo a vantagem de 3 a 2 do Athletico no jogo de ida, foi o primeiro a desperdiçar nas penalidades. Assim como Tchê Tchê, o centroavante parou nas mãos de Bento, que acabou sendo o grande nome da partida. No fim, o Athletico, que não perdeu nenhuma cobrança, venceu a disputa por 4 a 2 e saiu com a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil.

A classificação deu aos paranaenses a quantia de R$ 4,3 milhões. Para o Botafogo, além da boa partida que fez, ficam o Campeonato Brasileiro e a Sul-Americana, competições lideradas pelo time de Luís Castro.

ALVINEGRO SUPERIOR

Como era de se esperar, Botafogo e Athletico fizeram uma partida acirrada. O Botafogo, que jogava sob o apoio de 37.682 torcedores, assumiu às rédeas do jogo e foi para cima. O Athletico, que muda bastante de característica quando atua longe da Arena da Baixada, se defendeu e não levou perigo.

Nos primeiros 15 minutos, o alvinegro tentou exercer a pressão habitual de quem joga em casa. Pode-se dizer que conseguiu, mas com um minuto de atraso.

Primeiro, Júnior Santos recebeu na direita e cruzou para Eduardo, de cara para o gol, cabecear de peixinho na mão do goleiro Bento. Depois, o mesmo Júnior Santos, dessa vez na esquerda, tocou para Tiquinho Soares, que deixou Hugo Moura no chão em bonito drible para marcar um belo gol.

Na sequência, nenhum dos times levou muito perigo. Os paranaenses apostaram nas bolas longas pelo lado esquerdo do ataque, nas costas do lateral alvinegro Di Placido. Até conseguiram chegar próximo à área, mas sem nenhuma boa finalização. O alvinegro, por sua vez, tentou pelo chão, com os pontas, e pelo alto, no pivô de Tiquinho.

Na segunda etapa, o panorama foi parecido, com o controle do jogo sendo ditado pelo Botafogo. Mesmo que o time de Luís Castro tenha perdido Marçal, capitão e referência pelo lado esquerdo, por lesão no joelho direito, o Athletico continuou apostando nos ataques pela direita. O alvinegro, por sua vez, levou perigo pela esquerda e criou três boas oportunidades.

Na primeira, em jogada de Victor Sá, Eduardo entrou na área e tocou para Tiquinho Soares. Sem ser fominha, o centroavante achou Júnior Santos, que finalizou para boa defesa de Bento. Alguns instantes depois, também pela esquerda, foi a vez de Tchê Tchê fazer boa jogada individual. Dessa vez, Victor Sá recebeu livre na entrada da área, mas finalizou mal, em cima do goleiro do Athletico. Já aos 39, Tiquinho foi acionado, levou na linha de fundo e cruzou para Júnior Santos, que cabeceou para Bento defender no canto. O goleiro do Athletico voltaria a brilhar nos pênaltis, com duas defesas que garantiram a vaga.

Neste sábado, Botafogo e Athletico voltam a se enfrentar. Dessa vez, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão.

Primeira Página

pt-br

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282205130271784

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.