Infoglobo

Jeff Machado: polícia pede prisão de dois suspeitos pela morte do ator

Bruno Rodrigues e Jeander Vinícius da Silva teriam premeditado assassinato e responderão por homicídio e ocultação de cadáver.

ADelegacia de Descobertas de Paradeiros pediu a prisão de Bruno Rodrigues e Jeander Vinícius da Silva Braga pela morte de Jeff Machado. O corpo do ator, desaparecido desde janeiro, foi encontrado no dia 22 de maio dentro de um baú, enterrado em um quintal de uma casa em Campo Grande, na Zona Oeste, sob uma camada de concreto. Bruno é assistente de produção e Jeander, segundo a polícia, é garoto de programa. Os dois vão responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Para Maria das Dores Estevão Machado, mãe de Jeff, a notícia chega após meses de tormento. Na semana passada, ela, que mora em Santa Catarina, esteve no Rio para liberar o corpo do filho no Instituto Médico Legal.

—Eu só peço Justiça, tanto a dos homens quanto a de Deus. Tanta crueldade, tanto ciúme, tanta farsa de gente maquiavélica. Uma pessoa dessas não tem como ficar solta em lugar nenhum — disse ela, referindo-se a Bruno. —Ele se passou por amigo durante três anos, é muita maldade. O Jeff podia trabalhar em qualquer lugar, mas as pessoas são frágeis, e ele foi persuadido.

NO INÍCIO, UM GOLPE

Maria das Dores falou com o filho pela última vez no dia 20 de janeiro. Depois, passaram a trocar mensagens de texto que levantaram suspeitas: ela não reconhecia Jeff no que estava escrito.

De acordo com as investigações, o assassinato teria sido consequência de um golpe aplicado no ator. Bruno conheceu a vítima ainda nos tempos de pandemia e, naquela época, pediu R$ 20 mil em troca da promessa de conseguir para o amigo um papel em novela.

O inquérito ainda não foi concluído, mas, para a polícia, os dois premeditaram o crime. O ator, de 44 anos, foi asfixiado com um fio de metal, em sua própria casa, em Guaratiba, colocado em um baú e levado para o imóvel alugado em Campo Grande.

Para despistar, Bruno teria inventado um personagem chamado Marcelo, o suposto assassino, e forjado provas para dar a entender que estava sendo ameaçado e coagido. Esta versão, no entanto, já foi descartada. Segundo os agentes, Bruno teria comprado o material de construção, e Jeander Vinícius cavou o buraco no quintal onde o baú, com o corpo do ator, foi encontrado a dois metros de profundidade.

Em fevereiro, com o aumento das preocupações sobre o paradeiro do ator, Bruno informou aos familiares de Jeff que estava com as chaves da casa e do carro do artista, e marcou um encontro com Diego Machado, irmão da vítima. Os dois e uma mulher foram juntos ao endereço em Guaratiba e encontraram ambientes bagunçados, além de mau cheiro. A visita foi registrada em vídeo.

Bruno, em determinado momento, aponta para bonecos e diz a Diego que o ator comentava que “quando fosse lá na sua terra ia levar para o seu filho”. O irmão segue pela casa, gravando com o celular, e não esconde a surpresa com o que encontra no banheiro.

“Ele saiu e deixou as coisinhas dele aí. Escova de dente. O xampu, para o cabelo, que ele não vivia sem, está aqui, então, quer dizer que ele ia voltar”, comenta Diego.

A quem perguntou, o produtor disse que havia guardado as chaves a pedido de Jeff, que, a princípio, estaria em São Paulo a trabalho. Bruno teria sido encarregado de cuidar do local, mas foi possível notar o abandono.

Investigações da Polícia Civil apontam que Jeff Machado foi morto no dia 23 de janeiro. A família, natural de Araranguá, em Santa Catarina, viajou para o Rio e fez registro do desaparecimento no dia 4 de fevereiro. O corpo do ator foi encontrado em 22 de maio e identificado dois dias depois.

SUSPEITO PRESO POR ROUBO

Jeander Vinícius da Silva Braga, o segundo suspeito com mandado de prisão pedido pela polícia, já foi preso por roubo de um celular. Em audiência condicional do processo, realizada no último dia 25 de abril, ele disse trabalhar como auxiliar de padeiro e ter seis filhos. Um acordo foi obtido: na decisão, a juíza ressaltou que Jeander era réu primário e tinha bons antecedentes.

Na atual investigação, a polícia concluiu que Jeander é garoto de programa, que ele e Bruno já se conheciam há anos e costumavam participar de encontros juntos.

Amiga de Jeff desde a infância, a esteticista Cintia Hilsendeger confirma que o ator pagou a Bruno na esperança de conseguir um papel na TV. Segundo ela, o produtor inventava desculpas e sugeria mudanças físicas.

—Ele falava que o Jeff tinha que emagrecer ou engordar. Toda vez pedia paciência, dizia que o momento ia chegar. Falava para ele ficar calmo que tudo ia dar certo, que na próxima novela ele conseguiria. Eu falava para o Jeff não acreditar —conta Cintia.

‘ELE É UM MONSTRO’

A amiga lembra ainda que o ator se mostrava preocupado com a situação, mas não desconfiava de golpe e acreditava que receberia o dinheiro de volta caso não conseguisse o papel.

No primeiro indício mais forte de que havia algo errado, os oito cães de estimação de Jeff, com os quais posava em meio a mensagens apaixonadas nas redes sociais, apareceram abandonados nas ruas. O ator tinha especial predileção pela raça Setter. No fim de janeiro, os animais foram resgatados pela ONG Indefesos e associados a Jeff porque tinham chips de identificação.

Patrícia Triacca, veterinária e amiga de Jefferson, foi a primeira a suspeitar que um impostor se passava pelo artista quando tentou entrar em contato para falar do abandono dos cães. Nos textos trocados, ele pedia para que a amiga não o julgasse pelo que estava acontecendo com os cachorros: “Só eu sei o peso disso”.

—Ele (Bruno) é um monstro. Não tem justificativa para o que fez —afirma Maria das Dores, mãe do ator.

Reportagem de Bruna Martins, Jéssica Marques, Júlia Cople, Julio Cesar Lyra, Roberta de Souza e Vittoria Alves

“Tanta farsa de gente maquiavélica. Uma pessoa dessas não tem como ficar solta em lugar nenhum. Ele se passou por amigo durante três anos, é muita maldade”

_

Maria das Dores Estevão Machado, mãe de Jeff Machado

“Ele toda vez pedia paciência, dizia que o momento ia chegar. Falava para ele ficar calmo que tudo ia dar certo, que na próxima novela ele conseguiria. Eu falava para o Jeff não acreditar”

_

Cintia Hilsendeger, amiga de infância de Jeff Machado

Primeira Página

pt-br

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282029036612648

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.