Infoglobo

Relator do arcabouço no Senado quer retirar Fundeb do texto

Omar Aziz diz que vai dialogar com Câmara para fazer mudanças na regra fiscal

VICTORIA ABEL victoria.abel@bsb.oglobo.com.br BRASÍLIA

Orelator do arcabouço fiscal no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), disse que vai se reunir com o relator da proposta na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para definir, em acordo, alterações no texto. O senador acredita que a negociação deve acelerar a tramitação e evitar que a aprovação final da regra fiscal fique para o segundo semestre.

Aziz citou as dificuldades na relação entre o governo Lula e a Câmara e disse temer um atraso no processo caso o texto precise retornar à Casa após mudanças.

—Tenho interesse de votar o arcabouço fiscal em um acordo. Não saberemos como vai estar a relação do governo com a Câmara. Tenho que sentar com Cajado e Lira para ver o que podemos mudar. Senão, vamos perder muito tempo, isso volta para a Câmara e seria votado apenas depois do recesso parlamentar—explicou Aziz em entrevista à GloboNews.

O senador sinalizou que uma das alterações em estudo é retirar da regra fiscal o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

— Quero entender por que colocar o Fundeb no arcabouço e não manter como era. Segundo o relator (na Câmara), não teria prejuízo. Segundo outros, teria prejuízo. Vamos chegar a um meio-termo —afirmou.

O relator do arcabouço no Senado ainda disse que o artigo que permite gastos extras para o governo em 2024 precisa ser aprimorado:

—A redação não é muito clara, vamos aprofundar essa discussão. Estamos discutindo questões técnicas, mas que mais tarde podem ser judicializadas.

O trecho foi criticado por deputados, inclusive da base governista, por jogar a compensação de despesas extraordinárias para o Orçamento de 2025.

Economia

pt-br

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281852942953512

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.