Infoglobo

Fla-Flu vale a classificação

DIOGO DANTAS E MARCELLO NEVES esporteglb@oglobo.com.br

Rubro-negros e tricolores se enfrentam por um lugar nas quartas de final da Copa do Brasil, ambos tentando frear a instabilidade. Após o 0 a 0 no primeiro jogo, novo empate leva a decisão para os pênaltis.

ACopa do Brasil também pode ser chamada de “Copa dos gringos”. Pelo menos hoje. Flamengo e Fluminense passam longe de estarem em boa fase, mas confiam em seus estrangeiros na busca de uma vaga nas quartas de final. A bola rola às 20h, no Maracanã, com a expectativa de um bom retorno de Arrascaeta no lado rubronegro e a volta à boa fase de Jhon Arias pelos tricolores. É da confiança neles que sai a esperança pela classificação. Como a partida de ida foi 0 a 0, quem vencer avança. Novo empate, por qualquer placar, leva a decisão para os pênaltis.

Ausente do time por todo o mês de abril e fora novamente desde o jogo de ida entre Flamengo e Fluminense na Copa do Brasil, há duas semanas, Arrascaeta volta como alento para o mau momento da equipe em campo nos últimos jogos. O uruguaio também traz de volta consigo uma capacidade de acalmar o ambiente no vestiário e no dia a dia.

Em meio aos problemas de relacionamento expostos entre algumas lideranças, sobretudo Gabigol e David Luiz, Arrascaeta funciona no Flamengo como uma espécie de pacificador. Além de ser uma referência técnica para a torcida, que sempre sente falta de sua presença em campo, o camisa 14 é capaz de filtrar a tensão no ambiente, pois não tem lados no Flamengo. Arrascaeta tem entrada com Gabigol, David Luiz e todos os outros atletas de peso. É agregador, não divide.

Entre os torcedores, a sensação de não ter Arrascaeta é a de perder o cérebro da equipe, o jogador que mesmo sem tanta intensidade tem o toque de classe para achar os espaços contra defesas fechadas.

O uruguaio entrou em campo em 19 dos 35 jogos do Flamengo em 2023, com somente cinco participações em gols. Totalizou 1.425 minutos —quase metade de Gabigol em 2023. A minutagem corresponde a menos de 50% do tempo que o Flamengo jogou na temporada. Com lesões no púbis e depois nas duas coxas, Arrascaeta precisou parar e se ausentou muito. Sem a sequência esperada desde o começo do ano, o jogador tem aparecido em situações mais emergenciais sem estar na sua condição ideal. Tanto que viajou para a partida contra o Ñublense pela Libertadores e acabou fora da relação, com dores na coxa. Depois disso, treinou ao longo da semana, e se ausentou contra o Cruzeiro.

Por mais de uma vez o Flamengo sem ele não rendeu. Agora o gringo está de volta em um jogo realmente decisivo, no Maracanã, com a missão de comandar o Flamengo rumo à classificação.

No Fluminense, Jhon Arias é conhecido por ser o termômetro da equipe. Se o colombiano está bem em campo, dificilmente a equipe do técnico Fernando Diniz também não está. E após uma sequência de atuações ruins, a esperança tricolor é para que ele volte a desempenhar bem justamente contra o Flamengo.

Desde 2022, quando passou a ser titular absoluto no Fluminense, o colombiano é o líder entre assistências entre os jogadores da Série A do Brasileiro —27 no total. Nesta temporada, já á o principal líder em passes para gol do futebol brasileiro (10). Mas apesar de ter começado bem o ano, ele tem convivido com queda de produção devido ao desgaste físico.

MARCELO É DÚVIDA

Dos 30 jogos disputados pelo Fluminense na temporada, Arias entrou em campo em 27 deles —total de 2.278 minutos. Além disso, realizou dois amistosos com a seleção colombiana, na Ásia. Ou seja, além do desgaste pela sequência do calendário nacional, a viagem para longas distâncias também ajudou a afetar o condicionamento físico do camisa 21.

Como Fernando Diniz não é adepto da filosofia de poupar atletas, Arias só foi preservado em um jogo na temporada. Mesmo diante do The Strongest-BOL, na Libertadores, quando o Fluminense optou por escalar uma equipe reserva em La Paz, Arias acabou entrando no segundo tempo. Sua queda de rendimento coincide com a sequência de quatro jogos sem vitória do time na temporada.

Para a partida, a dúvida é sobre Marcelo. O lateral-esquerdo não participou dos treinamentos durante a semana, mas deve ser relacionado. A sua titularidade não é garantida. Caso não atue, Guga deve ser o escolhido pelo técnico Fernando Diniz. Felipe Melo, suspenso por ter recebido cartão vermelho na partida de ida, também está fora.

Flamengo e Fluminense também esperam pelo fim do jejum de seus artilheiros. Pedro não marca há três jogos, e deve começar no banco. Cano não balança as redes há quatro partidas.

Primeira Página

pt-br

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

2023-06-01T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281556590210088

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.