Infoglobo

A FORÇA IMENSA DA TELEDRAMATURGIA

PATRÍCIA KOGUT Com Anna Luiza Santiago, Thayná Rodrigues, Gabriel Menezes e Giulia Costa kogut@oglobo.com.br patriciakogut.com colunapatriciakogut

As novelas turcas estão fazendo sucesso no Globoplay. Lançada no último dia 6, “Amor e honra” se tornou a trama estrangeira com maior alcance do serviço considerando os oito primeiros dias de publicação (até o dia 13). É o primeiro de seis títulos turcos anunciados pela plataforma para este ano. Antes de “Amor e honra” estrear, a também turca “Mãe” tinha registrado, com 30 dias de publicação, a melhor performance desde a chegada das novelas estrangeiras ao Globoplay.

A informação é oficial, da assessoria deles. E o que ela revela sobre o comportamento do público brasileiro? Em primeiro lugar, comprova que é sólido o amor pela teledramaturgia. Ele foi construído em décadas de bons serviços prestados pela nossa televisão. Esse vínculo tão forte é trançado à cultura do país. Ninguém por aqui cresceu sem ver novelas.

O espectador brasileiro ama o melodrama. Ele compreende profundamente sua dinâmica, seus truques e caminhos. Sabe de antemão para onde caminharão os enredos e intui as viradas. A familiaridade ajuda a tornar populares também as produções estrangeiras.

Esse sucesso todo no streaming mostra ainda que aquele velho hábito de acompanhar um capítulo por dia em horário de grade na TV aberta não é a razão de os espectadores se apegarem a um enredo. O streaming abre oportunidades para a maratona ou para o público determinar suas próprias conveniências. Nem por isso, as tramas deixaram de contar com a fidelidade irrestrita da sua plateia. É interessante.

Televisão, portanto, não é mais hábito. Mas o hábito de assistir a novelas continua existindo. E muito vivo e disposto.

Por aqui, recebemos inúmeras mensagens de leitores que cultuam as novelas novas e antigas. O Globoplay tem no seu catálogo um ponto forte que o diferencia de todas as outras plataformas.

HOJE, TV (NO HORÁRIO DE GRADE) PODE NÃO SER MAIS HÁBITO. MAS O HÁBITO DE ASSISTIR A NOVELAS SEGUE FIRME

Segundo Caderno

pt-br

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282381223788802

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.