Infoglobo

Pó de chá matcha tem efeito antidepressivo, aponta estudo

O produto ativou os circuitos neurais dopaminérgicos em camundongos

Matcha, um chá tradicional japonês, tem sido elogiado por seus benefícios à saúde — pode melhorar o humor e o desempenho mental em humanos e ratos. Mas pesquisadores do Japão decidiram avaliar os possíveis efeitos antidepressivos do pó de chá matcha.

O produto ativa os circuitos neurais dopaminérgicos e melhora a depressão em alguns camundongos, dependendo do estado mental anterior do animal, concluíram os cientistas. Mais estudos como este poderiam ajudar a desenvolver melhores antidepressivos, observaram.

A depressão é atualmente o transtorno mental mais prevalente no mundo e o número de pessoas acometidas por ela continua crescendo. Embora o início da depressão varie entre os indivíduos, acredita-se que a doença geralmente decorra de uma redução da dopamina no cérebro. A dopamina, um neurotransmissor, desempenha um papel importante em elevar o humor e fazer com que a pessoa se sinta feliz, realizada e motivada.

E embora vários antidepressivos tenham sido desenvolvidos para combater o efeito da baixa dopamina, eles têm muitos efeitos colaterais. Além disso, as pessoas podem desenvolver resistência aos antidepressivos, exigindo doses mais altas com o tempo, ou uma mudança frequente na medicação. Esses problemas impulsionaram a busca por produtos naturais com efeitos antidepressivos.

Um desses produtos, o matcha, ganhou popularidade recentemente. Proveniente das folhas de Camellia sinensis — que são ricas em compostos que melhoram o humor —o pó matcha é tradicionalmente usado para fazer chá na Ásia.

O consumo da bebida demonstrou melhorar o comportamento semelhante à ansiedade em camundongos, ativando a função de dopamina por meio da sinalização do receptor de dopamina D1. O aumento de dopamina resultante também pode melhorar os sintomas da depressão.

Yuki Kurauchi, da Universidade de Kumamoto, liderou uma equipe de pesquisadores para investigar os efeitos do chá matcha em pó em camundongos. Eles detalharam suas descobertas em um artigo publicado na revista Nutrients.

A equipe usou espécies de camundongos tolerantes ao estresse e suscetíveis ao estresse, submetidos a estresse de isolamento social. Uma análise dos cérebros dos camundongos revelou ativação do córtex pré-frontal e do núcleo accumbens nos animais suscetíveis ao estresse após terem consumido a suspensão do chá matcha. Essas regiões são cruciais para controlar os níveis de dopamina.

Assim, a administração oral de chá matcha reduziu os níveis de depressão nos camundongos suscetíveis ao estresse. Em contraste, nenhum desses efeitos foi observado em camundongos tolerantes ao estresse.

Saúde

pt-br

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282041921372418

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.