Infoglobo

Expectativa de indiciamento leva Trump a agitar apoiadores

Acusado de suborno de atriz pornô, ex-presidente disse que deve ser preso hoje

Oex-presidente americano Donald Trump anunciou, no sábado, que deve ser preso hoje, instando sua base a protestar nas ruas. A declaração coincide com indícios de que a Promotoria de Manhattan está perto de transformá-lo em réu pelo envolvimento no pagamento de suborno para a atriz pornô Stormy Daniels, antes das eleições de 2016, para que ela não revelasse um caso extraconjugal que manteve com o ex-presidente uma década antes.

Especula-se que o grupo comandado pelo promotor distrital da cidade de Nova York, Alvin Bragg, vá apresentar acusações criminais contra o ex-presidente nas próximas semanas, investigação que é apenas uma das que assombram Trump e seus planos de voltar à Casa Branca em 2024.

A investigação comandada por Bragg, em curso há cinco anos, é centrada no pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels, para que ela não contasse à imprensa sobre seu caso extraconjugal com Trump, que remonta a 2006.

A decisão de apresentar ou não acusações contra o expresidente cabe apenas a Bragg, que montou um grande júri para investigar se havia provas suficientes para iniciar um processo. O cronograma dos procedimentos judiciais ou seus detalhes não estão claros e o promotor é o único que sabe se, ou quando, uma acusação será anunciada.

Na semana passada, os advogados de Trump disseram que o ex-presidente teve a chance de comparecer perante o grande júri, o que é considerado um sinal de que a investigação está perto de terminar.

A investigação realizada por Bragg diz respeito ao pagamento de US$ 130 mil à atriz Stormy Daniels, para que ela não contasse à imprensa sobre um caso extraconjugal que teve com Trump em 2006, ano em que o magnata se casou com sua atual mulher, a modelo eslovena Melania Trump.

O dinheiro foi dado à atriz na reta final da campanha presidencial de 2016 por Michael Cohen, então advogado de Trump, que mais tarde foi reembolsado quando o republicano já estava na Casa Branca. Cohen, que há anos diz que foi o ex-chefe quem o mandou pagar Daniels para silenciá-la, também deu depoimento ao grande júri sobre o caso. Ela afirma, ainda, que também deu dinheiro para uma outra mulher pelo mesmo motivo.

‘RECUPERE NOSSA NAÇÃO’

A Promotoria de Manhattan se recusou a comentar o assunto, mas nos últimos dias diversos veículos americanos indicaram que, apesar de as acusações contra Trump serem iminentes, seus advogados ainda não foram informados sobre a data em que elas serão emitidas ou de uma possível ordem de prisão. Ao menos uma outra testemunha ainda deve depor à Justiça.

Ao New York Times, uma fonte disse que mesmo que o grande júri —que nos EUA pode decidir se há elementos para a abertura formal de processos —decida transformar o expresidente em réu, a burocracia faz com que uma prisão hoje seja improvável.

Em sua rede social Truth Social, o ex-presidente pediu que seus apoiadores fossem às ruas para defendê-lo.

“O principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos será preso na terça-feira da próxima semana. Proteste, recupere nossa nação!”, escreveu Trump.

Mundo

pt-br

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281986086797570

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.