Infoglobo

Laços lança curso para agentes comunitários do SUS

OGrupo Laços, de cuidados de saúde para idosos, em parceria com as farmacêuticas Astellas e Roche, inicia um programa de treinamento para 300 mil agentes comunitários do SUS no país.

A ação é viabilizada a partir de uma parceria firmada entre a Lacon, empresa do Laços focada em tratamento oncológico domiciliar, e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O programa será custeado pelas empresas privadas. O montante total do investimento, porém, não foi divulgado. Martha Oliveira (foto), ex-diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e CEO do Grupo Laços, afirma que a ação vai colaborar para, além de melhorar as condições das pessoas em tratamento contra o câncer, evitar hospitalizações desnecessárias:

—Apoiar a saúde pública tem um impacto direto na vida de milhões de pessoas em todas as regiões do Brasil. O tratamento oncológico é sempre um momento difícil, por isso a importância de orientar agentes públicos de saúde para promover autocuidado junto aos pacientes —diz ela.

Para preparar os agentes para oferecerem orientações a pacientes com câncer sobre cuidados em domicílio foi criada uma plataforma on-line com acesso via aplicativo.

O treinamento segue o conceito de microlearning, com pequenas pílulas de conteúdo para facilitar o aprendizado. Ao todo, são seis módulos, somando 40 aulas com até oito minutos de duração cada. No escopo dos temas abordados estão cuidados básicos durante o tratamento oncológico e formas de reduzir impactos físicos e emocionais do tratamento, entre outros.

O app também funciona como espaço para tirar dúvidas e permite que agentes comunitários possam interagir.

Economia

pt-br

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281904482418946

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.