Infoglobo

A política monetária entre extremos

MÍRIAM LEITÃO blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao miriamleitao@oglobo.com.br Com Ana Carolina Diniz

No tempo das polarizações, a política monetária também está entre extremos. De um lado, o BC mantém juros em 13,75% e não dá sinal de que vá reduzi-los nesta reunião, apesar das mudanças fortes que ocorreram na conjuntura. De outro lado, a visão defendida ontem no BNDES é que a dívida pública brasileira é baixa, que os juros não combatem a inflação, mas são em si inflacionários. Não houve pluralismo no seminário do BNDES, os economistas internacionais, Joseph Stiglitz e James Galbraith, são conhecidos defensores do expansionismo fiscal e críticos do que eles definem como neoliberalismo.

A dívida pública brasileira é alta ou baixa? No mercado, o que se fala é que a dívida é alta e sua trajetória, explosiva. Hoje está em 73% do PIB, pelas contas do BC. Isso é dívida bruta. No BNDES, falou-se em dívida líquida de 56%, quando se desconta as reservas cambiais, ou de 45%, quando se deduz também o caixa do Tesouro. O presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, chamou os juros de pornográficos e pediu as mesmas condições da agricultura que tem, segundo ele, um subsídio de R$ 13 bilhões.

—Nos ofereçam as mesmas condições do agro que teremos uma indústria pop, tech, tudo.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também ajudou a malhar os juros.

—Não há nada que justifique ter 8% de juros real, acima da inflação, quando não há demanda explodindo e quando o mundo inteiro tem juros negativos.

Ao resumir o que Stiglitz e Galbraith falaram, André Lara Resende foi contundente.

—Taxas de juros excessivamente altas são injustificáveis, tanto no combate ao déficit público, quanto no combate a uma inflação que não é de demanda. Também pode ser contraproducente e ter efeitos perversos contrários ao que se pretende. Podem agravar a inflação, aumentar o déficit público, piorar a relação dívida/PIB e inviabilizar o crescimento econômico. Têm, adicionalmente, efeitos distributivos perversos. Então, estamos de pleno acordo que juros excessivamente altos são uma política profundamente equivocada —disse o economista.

Bombardeado no BNDES, o Banco Central se reúne hoje para decidir para onde vão as taxas. Quando a Selic subiu para 13,75%, em agosto de 2022, a inflação estava em 10%. Cairia naquele agosto para 8,7%, por força da retirada dos impostos sobre os combustíveis. De lá para cá muita coisa mudou. Há um novo governo, a inflação caiu para 5,6%, foram anunciadas medidas para reduzir o déficit público, a economia desacelerou e o mundo entrou numa turbulência bancária. Tudo recomendaria uma redução das taxas. Mas o BC não parece ir nessa direção e os bancos projetam o começo da queda apenas para setembro.

No BNDES, criticou-se também a autonomia do Banco Central. Segundo André, o BC pode ter autonomia, mas não pode ser o quarto poder. Outro consenso do seminário do banco foi o de que é fundamental ter uma política industrial. Falou-se que isso é necessário para financiar a transição energética e a descarbonização da indústria. Mas ninguém entrou em detalhes. Ficou parecendo o novo argumento para repetir o velho subsídio à indústria.

Enquanto o ministro Fernando Haddad, em Brasília, circulava entre políticos mostrando a nova regra fiscal, o secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, explicou sua visão fiscal.

—Qual é o papel da política fiscal dentro da política macroeconômica? Garantir recursos para viabilizar as políticas públicas que promovam o desenvolvimento. Uma política fiscal que impede o financiamento adequado das políticas públicas e portanto inviabiliza a construção das condições para a redução da desigualdade, para o aumento do investimento, para inovação, essa não é uma política fiscal que dialoga com o desenvolvimento.

Mello mostrou uma visão parcial da história econômica recente.

—Alguém aqui se esquece que no início do governo Lula, o PIB potencial do Brasil era visto como baixíssimo? Ao final do governo Lula a gente conseguia crescer a mais de 3% ou 4% ao ano. Isso foi fruto de um trabalho de oito anos, de mudança na abordagem da política econômica, social e de políticas públicas.

Faltou contar que, no governo Dilma, o ritmo caiu e, no segundo mandato, a inflação foi a dois dígitos e o PIB despencou 3,5%.

É necessário haver uma terceira via entre a política de gastos sem restrições e a política monetária prisioneira de um dogma indiferente às mudanças do cenário econômico.

BC decide juros sem ver mudanças na conjuntura, críticos atacam juros sem apontar medidas para equilíbrio fiscal

Primeira Página

pt-br

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281784223334658

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.