Infoglobo

Flávio Dino anuncia R$ 100 milhões para segurança do RN

Valor será usado em obras, equipamentos, armamento e aumento de vagas em presídios

KAROLINI BANDEIRA karolini.magalhaes@bsb.oglobo.com.br BRASÍLIA (Colaborou Alfredo Mergulhão)

Oministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou ontem, em Natal, um investimento de R$ 100 milhões do governo federal para a segurança pública do Rio Grande do Norte. O valor sairá dos recursos extras do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.

Dino chegou na noite de domingo à capital potiguar para acompanhar as ações da Força Nacional contra os ataques a prédios e veículos, iniciados no dia 14 por ordem da facção criminosa que domina o crime organizado no estado. Na tarde de ontem, um caminhão da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte foi incendiado no município de Mossoró.

— Destaco que estamos assumindo o custo de três obras importantes para o estado: o Itep (Instituto Técnico-Científico de Perícia), o regimento de cavalaria e o complexo da Polícia Civil — afirmou Dino, em coletiva ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT). — Essas despesas serão assumidas pelo governo federal. Dessa forma, vamos liberar o governo estadual para fazer investimentos em viaturas e armas.

Na entrevista, Fátima acrescentou que os recursos também serão usados para ampliar vagas e comprar equipamentos para o sistema prisional.

—Vamos destinar imediatamente ao estado viaturas e armas longas, carabinas, que vão ampliar o poder de resposta das policiais estaduais. Já temos parte desse equipamento comprados, e serão entregues ao longo dessa semana ou da próxima —informou o ministro.

ALERTA DE EMBAIXADA

A Embaixada dos Estados Unidos emitiu um alerta desaconselhando americanos a visitar o estado. “Os cidadãos norte-americanos que precisam viajar para o Rio Grande do Norte devem revisar os planos de viagem e monitorar as fontes de notícias locais para obter informações adicionais”, diz o alerta. “Funcionários do governo dos EUA são orientados a evitar viagens”, acrescenta o texto.

Brasil

pt-br

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281758453530882

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.