Infoglobo

Depois dos ‘coaches de pegação’, a vez do ‘passport bro’

Youtuber americano Auston Holleman é investigado por vídeos com mulheres em Salvador em que teria dito que brasileiras são ‘extremamente fáceis’

ALAN SOUZA* alan.silva@oglobo.com.br Estagiário sob a supervisão de Gustavo Alves

OMinistério Público da Bahia começou uma investigação preliminar para determinar se o youtuber norte-americano Auston Holleman praticou turismo sexual quando esteve em Salvador em janeiro. Holleman gravou vídeos em que abordava mulheres nas ruas com assuntos de teor sexual e divulgou estes conteúdos na plataforma para incentivar seus seguidores a visitarem o país. Em um dos vídeos, classificou as brasileiras como “extremamente fáceis”.

Holleman foi denunciado às autoridades por quatro mulheres que se viram em vídeos que ele postou. As mulheres reclamaram à promotoria que foram usadas imagens e conversas fora do contexto. Em um destes vídeos, havia a legenda “Quer sair com uma delas? Custa apenas de US$ 10 a US$ 20”, segundo as denunciantes.

“DIFERENÇA DE CULTURAS”

Após a repercussão negativa, o youtuber removeu vídeos que gravou no Brasil. Ele ainda fez uma publicação se desculpando.

—O propósito era mostrar a diferença de cultura do Brasil e dos Estados Unidos. Não disse nada negativo sobre ninguém. Eu vim para o Brasil para estar com as mulheres brasileiras porque eu amo mulheres brasileiras —disse Holleman em seu canal com mais de 50 mil inscritos.

O norte-americano faz parte de um grupo que se identifica como

passport bro, termo que vem sendo usado por homens americanos que viajam para outros países em busca de mulheres estrangeiras. O motivo seria porque consideram as mulheres de seu país modernas demais e preferem as um pouco mais tradicionais.

“Vocês, homens, realmente querem mulheres 100% tradicionais? Então, vocês têm que conhecer os pais delas, só para levá-las a um encontro. Por favor, me deem uma mulher só 20% moderna”, publicou o youtuber em sua conta no Twitter, em 11 de janeiro, quando estava em São Paulo. Holleman também usou o Twitter para se defender depois das críticas pelos vídeos sobre o Brasil: “Turismo sexual só é possível quando as mulheres escolhem participar”, alegou.

A apuração do MP da Bahia começou dias após o Millionaire Social Club virar alvo de investigação da Polícia Civil de São Paulo, por causa de queixas de mulheres que apareceram em um vídeo que seria uma “aula de sedução” dos “coaches de pegação” Mike Pickupalpha e David Bond.

*

Brasil

pt-br

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

2023-03-21T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281749863596290

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.