Infoglobo

DA FOME AOS POP-UPS DE CHEFS FAMOSOS

ALEXANDRA FORBES rioshow@oglobo.com.br

Nunca foi tão gritante a desigualdade entre os que mal têm o que comer e os viajantes ricos que turbinam a pujante cena gastronômica internacional. Meu vício de zapear as notícias como anda na moda — saltando das mídias sociais aos podcasts e vice-versa —tem me deixado perplexa.

Fui pescada no YouTube por um documentário magnetizante da BBC feito por um casal ucraniano. Partiu meu coração ver apequena Ksusha, de 5 anos, cozinhando com seu pai o pouco repolho e beterraba que lhes restavam.

Dali fui parar na reportagem do New York Times em que o chef mais famoso da atualidade, René Redzepi, explica por que irá fechar seu pluripremiado Noma, em Copenhague. “Não é sustentável”, diz do modelo de restaurantes autorais como o dele. “Financeira e emocionalmente, como empregador e ser humano, não funciona.” Duvido que pense o mesmo dos pop-ups que vem fazendo mundo afora desde 2018. Os lugares para o próximo da série (de março a maio no Japão), esgotaram-se on-line em segundos, apesar de exigirem pagamento antecipado de cerca de R$ 4.700 por pessoa (!).

No Facebook, descobri que outro chef-celebridade, o indiano Gaggan Anand, replicará em Nova Délhi, a partir do dia 18, os teatrais menus-degustação do seu mini-restaurante em Bangkok. Dali caí nas chocantes imagens de ianomâmis desnutridos. Desengatilham flashbacks de minha primeira reportagem na Amazônia, há três décadas, quando visitei aldeias indígenas e aprendia comer pirarucu com pimenta-de-cheiro e farinha d’água.

Pulo de anúncios de pop-ups de chefs (como o da paranaense Manu Buffara com o mexicano Roberto Solís, autodenominado criador da nova cozinha iucateque) e inaugurações de restaurantes de luxo a notícias de gente passando fome e morrendo. Soube por um podcast inglês que apalavra-chave atual, segundo CE Os que encontraram-seno Fórum de D avos, nãoém ais eficiência e sim resiliência. Que o diga a carioca que vi demonstrando, no TikTok, como cozinhar arroz sem gastar gás. Basta cobrir os grãos com água fervente em uma garrafa térmica e apertar bema roscada tampa! Em matéria de resiliência, brasileiros têm PhD.

Segundo Caderno

pt-br

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282398403549803

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.