Infoglobo

Ianomâmis

A tragédia dos ianomâmis, com centenas de mortes por fome, malária e contaminação por mercúrio usado na exploração do garimpo de ouro, faz lembrar que, se houve uma ação objetiva para cuidar da saúde das populações indígenas e rurais, essa foi a das Unidades Sanitárias Aéreas (1951-1967), criadas pelo médico sanitarista Noel Nutels. O presidente Lula podia recriar esse serviço, que tinha o apoio da Força Aérea Brasileira e da extinta Fundação Brasil Central. Dos aviões, desembarcavam médicos, enfermeiros e dentistas para atender os índios e levá-los para capitais caso precisassem de internação. Nutels tornou-se indigenista e dedicou grande parte da sua vida à causa da saúde indígena, combatendo, inclusive, surto de tuberculose.

LUIZ CARLOS DE SOUZA RIO

Em 1967, o procurador Jader Correia investigou e confirmou denúncias de inoculações dolosas de varíola, distribuição de açúcar com veneno, além da escravização de indígenas sob a mira de metralhadoras e dinamites. Tudo isso com a tolerância da ditadura militar, que adotava, na época, a diretriz desenvolvimentista da Amazônia, permitindo a derrubada da floresta e a mineração clandestina. O governo Bolsonaro reeditou a tragédia indígena, como comprova a situação do povo ianomâmi, adotando a mesma diretriz e os mesmos métodos de destruição. Ele, o general Heleno e a senadora Damares estão a caminho de virarem réus por crime de genocídio.

L.G.G. DE CARVALHO RIO

O governo brasileiro precisa fazer um amplo relatório sobre as atrocidades cometidas pela antiga administração contra o povo indígena e encaminhá-lo a todas as embaixadas brasileiras no exterior, a todos os países com os quais mantemos relações diplomáticas e a todos os órgãos das Nações Unidas, denunciando e apontando essa barbárie. Chega de tanta crueldade.

MARCIO COELHO BARBOSA RIO

Enquanto pobres índios ianomâmis estão morrendo à míngua destruídos pela fome e pela contaminação dos rios, o senhor Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, sem a menor cerimônia abre os cofres e libera pacotes de benesses para seus parceiros, que não trabalham e ainda contam com dois períodos de férias — o famoso recesso parlamentar —, ampliando o uso do dinheiro público para os auxílios moradia e combustível, a liberação de cargos para nomeação de assessores e o reembolso de passagens aéreas. Sem falar no famoso cartão corporativo, que é uma tremenda farra! O que esses grandes brasileiros fazem com o polpudo salário que ganham?

ÁLDANO DE ARAÚJO FILHO NITERÓI/RJ

Eu me recordo da preocupação do general Albuquerque Lima, no idos de 1967, com a Amazônia, bem como do famoso projeto Sivam, que custou uma fortuna, para vigiar a região. Afinal, em que tudo isso resultou, além do desmatamento e do extermínio dos indígenas?

WILLIAM MALUF RIO

Rio Leitores

pt-br

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282076281002603

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.