Infoglobo

Suco de beterraba pode aumentar força muscular

Estudo americano revela presença de nitrato nos tecidos musculares pós-treino uma hora depois da ingestão do líquido

Abeterrabaéa fon temais bio disponível de nitrato, que tema capacidade de gera ruma série de alterações que melhorariam o rendimento de atletas, tanto em resistência quanto em intensidade. Isso ocorre porque o nitrato é convertido em nitrito pelas bactérias da boca e do intestino que é convertido em óxido nítrico, um potente vasodilatador, que melhora o funcionamento muscular e cardiovascular.

Como cada beterraba possui em torno de 1300mg de nitrato, e devido a necessidade do consumo de altas quantidades para o treino, normalmente atletas utilizam o recurso na forma de suco ou através de suplementos. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Exeter e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos realizaram uma pesquisa em que encontraram de fato como e onde o recurso se tornava mais ativo.

Para isso, os pesquisadores rastrearam a distribuição de nitrato ingerido na saliva, sangue, músculo e urina de dez voluntários saudáveis e solicitaram que eles realizassem exercícios máximos para as pernas. Uma hora após a ingestão do nitrato, os participantes realizaram 60 contrações do quadríceps — um dos músculos da coxa — na intensidade máxima durante cinco minutos, em uma máquina de exercícios.

Como resultado, a equipe encontrou um crescimento significativo nos níveis de nitrato no músculo, além de um aumento de 7% na massa magra, ou força muscular, dos participantes em relação ao grupo que ingeriu placebo.

“Esses resultados têm implicações significativas não apenas para o campo da atividade física, mas possivelmente para outras áreas médicas, como aquelas voltadas para doenças neuromusculares e metabólicas relacionadas à deficiência de óxido nítrico”, disse Barbora Piknova, cientista nos Institutos Nacionais de Saúde.

Saúde

pt-br

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281998971591275

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.