Infoglobo

Investigação de explosão em Beirute causa guerra na Justiça

Juiz que reabriu inquérito sobre tragédia em porto e procurador se enfrentam

BEIRUTE Investigação de (Com AFP.)

Os familiares das vítimas da explosão no porto de Beirute, no Líbano, reuniram-se ontem na capital libanesa em sinal de apoio ao juiz independente Tarek Bitar, alvo de um processo por insubordinação por querer continuar investigando o caso. Apesar das pressões a que está sujeito, sobretudo políticas, Bitar decidiunasegunda-feiraretomara investigação sobre tragédia de 4 de agosto de 2020 — uma das mais poderosas explosões não nucleares da História, que deixou ao menos 215 mortos — paralisada por 13 meses e que motivo de uma guerra no aparato da Justiça do país.

Várias ONGs e famílias de vítimas acusaram as autoridades de atrapalhar a investigação para evitar processos. Além disso, as autoridades se recusam a abrir uma investigação com apoio internacional. O juiz foi obrigado a suspender a investigação por 13 meses, como resultado dos quase 40 processos abertos contra ele e da pressão de grande parte da classe política, incluindo do poderoso movimento armado Hezbollah.

Na segunda-feira, ao decidir retomar a investigação, o magistrado indiciou várias personalidades, entre as quais o procurador-geral Ghassan Oweidat e dois altos funcionários da segurança. Em retaliação, o procurador-geral decidiu processaro juiz Bitar por“rebelião contra a Justiça” e “usurpação de poder ”, convocando-o ase apresentar ao Palácio de Justiça ontem. Oweidat também ordenou a libertação de todos os suspeitos detidos em conexãocom ocaso, de acordo com relatórios citando fontes judiciais, informou a al-Jazeera.

— Ainda estou no comando da investigação e não vou desistir desse caso. O procurador não tem prerrogativas para me processar — reagiu Bitar, que se recusou a se apresentar à Justiça.

Ainda segundo a emissora, o Conselho Judicial Supremo também deveria se reunir ontem para tentar substituir Bitar. O processo ameaça encobrir a investigação da enorme explosão, causada porque centenas de toneladas de nitrato de amônio foram armazenadas sem precaução no porto de Beirute.

—Essa batalha pode levar ao colapso total do Judiciário — disse à AFP o parlamentar da oposição Samy Gemayel, instando os libaneses a “defender [o] sistema judicial e a independência da Justiça contra uma máfia e uma milícia armada que estão destruindo este país”, aludindo —segundo o que disse —ao Hezbollah.

O movimento xiita exige há mais deu mano a substituição de Bitar e apoia o procuradorgeral. As ONGs Human Rights Watch e Anistia Internacional pediram uma “comissão de inquérito imparcial” e disseram“ser claro” que as autoridades estão determinadas a obstruir a Justiça”.

Com tudo isso, dezenas de familiares das vítimas se reuniram ontem, em frente ao Palácio da Justiça, levando fotos de parentes mortos.

— Tínhamos esperanças na Justiça, mas as máscaras caíram — disse Abdo Matta, de 54 anos, que perdeu o filho na explosão.

Em nota, o grupo de familiares das vítimas denunciou “o golpe de Estado político, de segurança e judicial” que, na sua opinião, implica a decisão de processar o juiz Bitar. O grupo exortou as autoridades a assumirem “total responsabilidade pela segurança do juiz”.

Mundo

pt-br

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281938842049131

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.