Infoglobo

PGR denuncia Zambelli por porte ilegal de arma de fogo

Deputada apontou pistola para um homem na véspera do segundo turno

DANIEL GULLINO daniel.gullino@bsb.oglobo.com.br BRASÍLIA

AProcuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma de fogo. A denúncia, apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), diz respeito ao episódio em que Zambelli apontou sua arma para um homem em uma rua de São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição do ano passado.

A denúncia foi apresentada na terça-feira, mas o processo está em sigilo. A deputada também é acusada de constrangimento ilegal.

Em nota, Zambelli afirmou que tomou conhecimento da acusação e que sua defesa “irá demonstrar quem foi a vítima e o verdadeiro agressor nos eventos ocorridos.”

“A deputada reforça que possuía porte de arma legalmente autorizado pela Polícia Federal e que, durante os acontecimentos, somente sacou a arma pois foi dada voz de prisão à pessoa que injustamente lhe agredia e a ameaçava por diversas vezes”, diz a nota divulgada pela parlamentar.

No fim do ano passado, Zambelli entregou uma pistola à Polícia Federal, por determinação do ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF. Depois, no início de janeiro, a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão em endereços da deputada e apreendeu mais três armas.

No episódio que motivou a denúncia da PGR, Zambelli afirmou ter sido hostilizada por “militantes de Lula”.

Em registros do ocorrido que circularam nas redes sociais, é possível ver uma discussão entre Zambelli e o jornalista Luan Araújo, na Alameda Lorena. O local fica a um quilômetro da Avenida Paulista, onde Lula, então candidato à Presidência, realizava um ato de campanha.

Araújo disse ao GLOBO, na ocasião, que ouviu Zambelli dizer “amanhã é Tarcísio”, em referência à possível eleição de Tarcísio de Freitas, candidato bolsonarista ao governo de São Paulo. Araújo disse ter xingado Zambelli nesse momento e defendido voto em Lula, e que a partir de então as pessoas que estavam com a deputada começaram a filmá-lo.

Um vídeo mostra Zambelli se desequilibrar e cair. Ela levanta e corre atrás de Araújo, junto com alguns de seus apoiadores. Um deles aparece com uma arma na mão. É possível ouvir o disparo de uma arma de fogo. Araújo é chutado por esse homem.

Política

pt-br

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281672554076779

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.