Infoglobo

Com saída de general, governo encerra ‘limpa’ em postos de comando

JUSSARA SOARES jussara.soares@bsb.oglobo.com.br BRASÍLIA

Um dos alvos das desconfianças do entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após os atos golpistas, o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes deve deixar o Comando Militar do Planalto (CMP) até março. Com a saída, o governo encerra o incômodo que havia coma presença de três oficiais em postos de comando. Além de Dutra, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, não vai mais assumir um batalhão, enquanto o tenente-coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora antecipará sua saída do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).

Em fevereiro, o Alto Comando do Exército se reunirá para deliberar sobre as novas promoções de generais. Com isso, abrirá espaço para que outro oficial assuma o CMP, enquanto Dutra será designado para outra função.

A mudança não estava prevista, masa saída será antecipada devido à crise política envolvendo o Palácio do Planalto e a caserna, segundo apurou O GLOBO. Embora generais não tenham que cumprir um tempo exato de permanência nos postos aos quais são designados, a média, porém, costuma ser de dois anos — ele está no posto desde abril de 2022. A solução foi costurada pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva, diretamente com Dutra.

Aliados de Lula acreditam que D ut rapo deter sido leniente com os golpistas que ficaram acampados na frente do Quartel-General do Exército. Ao militar, também é atribuída a decisão de não retirar os vândalos que retornaram ao local após a invasão do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

Com relação a Cid, próximo a Bolsonaro, a solução formal encontrada foi a apresentação, por ele próprio, de um requerimento sinalizando que não ocuparia a função para se defender nas ações em queéalv ode investigação no STF. Nocas ode Paulo Jorge Fernandes da Hora, ele será substituído após se tornar alvo de pressão, diante da divulgação de um vídeo em que aparece discutindo com policiais militares, enquanto vândalos destruíam o Palácio do Planalto.

Política

pt-br

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

2023-01-27T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281642489305707

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.