Infoglobo

Líder de extrema direita é condenado por sedição nos EUA

Júri considera chefe do grupo de extrema direita Oath Keepers e antiga colaboradora culpados de conspiração para manter Trump ilegalmente no poder após derrota nas urnas e impedir posse de Biden; pena pode chegar a 20 anos de prisão

ALAN FEUER E ZACH MONTAGUE Do New York Times WASHINGTON

Júri considerou chefe da milícia Oath Keepers e ex-colaboradora culpados de conspiração, na invasão do Capitólio, para manter Trump ilegalmente no poder.

Stewart Rhodes, o líder da milícia de extrema direita Oath Keepers, e uma de suas subordinadas foram condenados ontem por conspiração sediciosa nos Estados Unidos. O júri os considerou culpados de conspirar par atentar manter o então presidente Donald Trump no poder depois da eleição presidencial de 2020, culminando no ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. O júri do Tribunal Distrital Federal em Washington, entretanto, considerou três outros réus inocentes de sedição e absolveu Rhodes de duas acusações de conspiração.

No entanto, os veredictos representam uma vitória para o Departamento de Justiça e a primeira vez em quase 20 julgamentos relacionados ao ataque ao Capitólio que um júri decidiu que a invasão, que visava impedira sessão confirmando a vitória do democrata Joe Biden, foi produto de uma conspiração organizada.

ACUSAÇÃO MAIS GRAVE

Conspiração sed ici osaéa acusação mais séria apresentada até agora nos 900 casos criminais decorrentes da vasta investigação do ataque ao Capitólio,inquérito que ainda pode resultarem dezenas ou centenas de prisões. Apena máxima é de 20 anos de prisão.

R hodes, no entanto, foi absolvido de duas acusações diferentes de conspiração. Uma refere-se ao crime de conspirar para interrompera certificação da eleição em 6 de janeiro e ao ut rapara impedir membros do Congresso de cumprir suas funções naquele dia.

Ele foi condenado por sedição junto com Kelly Meggs, que dirigia o braço do grupo na Flórida na época do ataque. Três outros réus — Kenneth Harrelson, Jessica Watkins e Thomas Caldwell — foram inocentados de sedição.

Mesmo comas condenações, o governo continua processando vários outros membros da OathKeepers,inc lu indoqua troque devem ser julgados por acusações de conspiração sediciosa na segunda-feira. Outros integrantes enfrentam acusações de conspiração menores em um julgamento marcado para 2023, e Kellye SoRelle, ex-advogada e amante de Rhodes, foi acusada em processo criminal separado.

Acusação que remonta aos esforços para proteger o governo federal contra rebeldes do Sul na Guerra Civil, conspiração sediciosa tem sido usada ao longo dos anos contra uma ampla gama de réus — entre eles, milícias de extrema direita, sindicatos radicais e nacionalistas porto-riquenhos.

O julgamento de sedição do OathKeepers começou na primeira semana de outubro no Tribunal Distrital Federal em Washington. Na oc asi ão,JeffreyNestler, um dosprinci pais promotores do caso, disse ao júri em sua declaração inicial que, nas semanas após Biden vencera eleição, R hodes e seus subordinados “elaboraram um plano para uma rebelião armada para destruir um alicerce da democracia americana ”, is toé, a transferência pacífica dopo derp residencial.

Em sua fala de encerramento, Nestler também declarou que os Oath Keepers haviam conspirado contra Biden, ignorando aleie a vontade dos eleitores, porque rejeitavam os resultados da eleição.

— Eles afirmaram estar salvando a República. Mas, em vez disso, a violaram —disse.

Os promotores revelaram ao júri centenas de mensagens de texto criptografadas trocadas por membros da OathKeepers, demonstrando queRh odese alguns seguidores acreditavam que agentes chineses haviam se infiltra dono governo dos EUA eque B ide n—um “fantoche” do Partido Comunista Chinês — poderia ceder o controle do país a ONU.

As mensagens também mostraram que Rhodes era obcecado pelo movimento esquerdista conhecido como “antifa”, que ele acreditava estar aliado ao novo governo de Biden. Emumpont ono julgamento, Rho desdisse ao júri de que ativistas antifa invadiriam a Casa Branca, dominariam o Serviço Secreto e arrastariam Trump do prédio à força se ele não admitisse sua derrota para Biden.

Os promotores tentaram demonstrar como R hodes, um ex-paraquedista do Exército formado em Direito em Yale, ficou cada vez mais paranoico à medida que a eleição caminhava para sua certificação final em uma sessão conjunta do Congresso em 6 de janeiro.

MENTIRA SOBRE URNAS

Ao longo do período pós-eleitoral, disseram ao júri, Rhodes estava desesperado para entrar em contato com Trump e persuadi-loa tomar medidas extraordinárias para manter o poder. Em dezembro de 2020, ele postou duas cartas abertas a Trump em seu site, implorando ao então presidente que apreendesse dados de máquinas de votação em todo o país que supostamente provariam que a eleição havias ido fraudada. Nas cartas, R hodes também insto uT rumpa invocara Lei da Insurreição, legislação de mais de dois séculos que acreditava que daria ao presidente o poder de convocar milícias para suprimir o “golpe”.

Em 6 de janeiro de 2021, Rhodes ficou diante do Capitólio como “um general inspecionando suas tropas no campo de batalha”, disse Nestler na corte. Os promotores reconheceram que ele não entrou no prédio, mas alegaram que manteve contato com alguns dos Oath Keepers que entraram.

“Eles afirmaram estar salvando a República. Mas, em vez disso, a violaram” _

Jeffrey Nestler, promotor no Tribunal Federal Distrital em Washington

Primeira Página

pt-br

2022-11-30T08:00:00.0000000Z

2022-11-30T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282033331214728

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.