Infoglobo

Equipe de Lula planeja ampliar o plano de negócios da Petrobras

Companhia divulga hoje previsão de investimentos para cinco anos, mas gestão do PT quer incluir projetos de energia e refino

BRUNO ROSA bruno.rosa@oglobo.com.br

APetrobras apresenta hoje, após o fechamento da Bolsa, seu novo plano de negócios coma previsão deinves timentos para 2023 e 2027. De acordo com fontes, o plano vaipr eve raportes entre US $70 bilhões e US $80 bilhões nos próximos cinco anos, mais que os US$ 68 bilhões anunciados para o período entre 2022 e 2026. Ainda assim, o plano deve ser revisado para cima no ano que vem, quando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir e trocara cúpula da estatal.

Segundo pessoas informadas sobre o plano, a alta nos investimentos previstos foi influenciada principalmente pelo avanço dos preços do petróleo no mercado internacional,mas o valor final ainda será aprovado na manhã de hoje pelo Conselho de Administração da Petrobras. A atual gestão da estatal sabe que a tendência é que o documento seja revisado a partir de janeiro, mas decidiu manter uma estratégia “consistente com os últimos três planos”, nas palavras de uma fonte, referindose à estratégia de abertura de mercado, busca de eficiência e maior seletividade nos investimentos herdada do governo Michel Temer (MDB) e mantida no de Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista ao GLOBO, o ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Mauricio Tolmasquim, que coordena o grupo técnico de Minas e Energia da equipe de transição de Lula, confirmou que o plano do futuro governo é revisar o documento e ampliar os investimentos em fontes renováveis de energia, como fazem outras grandes petroleiras no mundo, mas também no aumento da capacidade de refino de petróleo para elevara oferta nacional de combustíveis. Reduzira necessidade de importação para atender toda a demanda do país seria uma forma de facilitar o plano de Lula demudar apolítica de preços da Petrobras, que atrela o valor dos combustíveis à cotação internacional do petróleo e ao câmbio.

PEDIDO NEGADO

Tolmasquim confirmou que, em conversa com a diretoria da Petrobras na segunda-feira, incluindo o atual presidente, Caio Paes de Andrade, integrantes da equipe de transição sugeriram o adiamento da divulgação do plano de negócios. Os executivos, porém, disseram que não seria possível devido à obrigação legal de empresas de capital aberto de aprová-lo até a última reunião ordinária do conselho no ano.

—O ideal era que a publicação do plano fosse postergada para o ano que vem, mas existem questões estatutárias, e eles têm que divulgar o plano estratégico este ano. Mas eles mesmos, na reunião, apontaram que a nova administração poderá revisar e fazer um novo plano. E como as estratégias não são exatamente as mesmas, muito provavelmente a nova direção vai ter que elaborar e divulgar um novo plano estratégico. Agente tem que aguardar para ver o que vai vir —afirmou Tolmasquim.

Segundo a colunista do GLOBO Malu Gaspar, além do adiamento da divulgação para depois da posse de Lula, a equipe do petista pediu também a suspensão de todas as vendas de ativos e o repasse de todas as informações disponíveis sobre a fórmula de reajustes de preços dos combustíveis. A estatal informou só poder atender o terceiro pedido. Paes de Andrade e sua equipe se comprometer amanão assinar nada nov orela ciona doà venda de negócios, mas disseram que as transações em fase de conclusão, como as vendas de campos maduros de petróleo e da Refinaria Isaac Sabbá, no Amazonas, podem ser fechadas nos próximos dias.

A equipe de transição não teve acessoa o plano de investimentos que será divulgado hoje pela estatal. O documento manterá o foco no pré-sal, que já responde pela maior parte da produção de petróleo da companhia, mas terá agora investimentos na Margem Equatorial, no litoral entre as regiões Norte e Nordeste — sob críticas de ambientalistas —, e um projeto na bacia Sergipe-Alagoas. Masa estatal já sab eque o documento será alter adono governo Lula. A revisão no ano seguinte, observou um analista, foi feita no início da gestão de Roberto Castello Branco, primeiro executivo indicado por Bolsonaro para comandar a Petrobras.

No grupo de transição, técnicos reforçam a necessidade de a Petrobras voltar a investir em fontes alternativas de energia como solar, eólica, bio mas sae biocombustíveis. Segundo uma fonte envolvida nas discussões, a ideia é que a estatal crie um programa que envolva a preparação e a capacitação profissional para as novas fontes de energia vi sando à economia de baixo carbono, tema que deve ser transversal no governo petista, e volte a fazer um “planejamento empresarial de longo prazo”. Navisão dos aliados de Lula, isso foi abandonado por Bolsonaro, que chegou a pedir estudos para privatizar a estatal.

Além de rejeitar a privatização, o grupo ligado a Lula deve rever o atual plano de venda de ativos, como refinarias. Ao contrário, o grupo defende o aumento da capacidade de produção de combustíveis pela estatal no país. O sentido seria distribuir menos dividendos aos acionistas e gerar valor ampliando os investimentos.

DADOS COMPARTILHADOS

Um integrante do comando atual da estatal observa que investimentos em energia renovávelsão mais arriscados e menos rentáveis que a produção de óleo e gás, o que dificultaria alterara estratégia de investimentos no curto prazo.

O plano de negócios será um dos temas debatidos nas próximas semanas entre a atual diretoria e o futuro governo, já que está em curso a criação de um data room no Rio para o compartilhamento de informações. A equipe de transição enviou ofícioà Petrobr as exemplo, a listagem dos processos de venda de ativos em diversas fases“eque implicariam consequências de curto prazo, nos seis primeiros meses de gestão”.

Além de Tolmasquim, integramo grupo de Minas e Energia na transiçã oose nador Jean Paul Prates (PT-RN); Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP); o pesquisador Willian Nozaki; e Deyvid Bacelar, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e ex-conselheiro da estatal.

Economia

pt-br

2022-11-30T08:00:00.0000000Z

2022-11-30T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281934546966920

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.