Infoglobo

Sustentabilidade ganha espaço nos empreendimentos

Novas tendências inf luenciam dos projetos de arquitetura às construções na cidade

Tema crescente em todo o mundo, a sustentabilidade também marcou presença no prêmio Destaque ADEMI. Pela primeira vez na História, a noite de premiação, uma festa para 700 pessoas, teve 100% das emissões de carbono neutralizadas, ref letindo as preocupações de todo o mercado imobiliário e da construção civil.

— Sustentabilidade é um conceito muito profundo, que vai além de reaproveitar água da chuva ou adotar painéis solares. É ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável — afirmou Vinicius Benevides, diretor operacional da

Dimensional Engenharia, uma das vencedoras na categoria Construção com Responsabilidade Ambiental do prêmio Destaque ADEMI.

Benevides explicou que o Brasil tem três certificados voltados para o mercado imobiliário. Um direcionado a prédios comerciais, outro, a casas e condomínios residenciais e um terceiro voltado a construções de alta qualidade ambiental.

— Para receber uma certificação, é preciso estar em dia com a documentação ambiental, ter a comprovação de origem dos materiais incorporados na obra. Quando se compra concreto, por exemplo, é preciso provar que a pedra que está ali foi extr¬ída de uma pedreira com licença ambiental válida. Além disso, é necessário garantir relações de trab¬lho regulares, com carteira assinada e plano de crescimento profissional para os funcionários. E também pensar em redução de impactos na qualidade do ar, saúde, conforto e bem-estar dos usuários no pós-obra, entre outros pontos — det¬lhou o executivo.

Ainda segundo Benevides, a preocupação com a redução de emissões de carbono vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário. No Rio, a Dimensional

Engenharia foi a primeira empresa de construção civil a se tornar carbono neutro.

— A gestão de gases de efeito estufa começa a entrar na agenda da construção civil com mais força. Temos que nos atentar para reduzir a pegada de carbono, não só na construção como na manutenção e operação dos nossos empreendimentos — disse o diretor da Dimensional.

NOVO PARADIGMA

Sócio da Cité Arquitetura, empresa reconhecida na categoria Arquiteto do Ano do prêmio Destaque ADEMI, Celso Rayol enxerga a importância da sustentabilidade para o mercado com a lupa da arquitetura. Segundo ele, a mudança de paradigma está relacionada a novos conceitos de imóveis e localização espacial:

— A arquitetura pode ser o motor dessa transformação em prol do meio ambiente. Não há nada mais sustentável do que parar de demolir edifí¬cios e passar a dar nova utilização aos que já existem — opinou o arquiteto, que preside a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea).

Além disso, projetos em áreas com serviços implantados, dotadas de infraestrutura e com fácil acesso ao transporte público são mais sustentáveis para a cidade, diminuindo os deslocamentos de automóveis e, por consequência, reduzindo a poluição, como pontuou Rayol. De acordo com ele, a edição de 2022 do prêmio Destaque ADEMI vai ao encontro dessas metas.

— O que vimos na premiação foi o resultado desse plantar de momentos sensíveis, dessa sociedade que hoje demanda produtos com maior qualidade e que o mercado está sabendo atender. É preciso falar de sustentabilidade menos como uma alegoria e mais na essência, replicando os bons exemplos — avaliou.

Política

pt-br

2022-11-30T08:00:00.0000000Z

2022-11-30T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281642489190792

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.