Infoglobo

O VENCEDOR

Adeus ao Galo de Ouro do boxe brasileiro

Oesporte brasileiro perdeu ontem uma de suas figuras históricas. O expugilista Éder Jofre morreu em São Paulo, aos 86 anos, por complicações de uma pneumonia, doença que já o levara a uma internação em março. O Galo de Ouro também sofria de uma encefalopatia traumática crônica, diagnosticada em 2015.

Jofre era considerado por muitos como o maior boxeador brasileiro de todos os tempos. Ele foi campeão mundial dos galos entre 1960 e 1965. Em 1973, conquistou também o título na categoria peso pena.

Nas redes sociais, outros nomes de peso do boxe brasileiro se manifestaram para lamentar a morte do ídolo. “Perdemos nosso Galo de Ouro. Vá em paz, meu mestre”, escreveu Acelino Popó Freitas ao compartilhar uma foto numa rede social. “Descanse em paz, lenda. Deus conforte os corações de todos”, completou Esquiva Falcão, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já Francisco Carlos de Jesus, o Chiquinho de Jesus, amigo de Jofre, gravou um vídeo em que afirmava que “todos nós brasileiros somos gratos por você existir”.

SUCESSO ESPORTIVO

Jofre nasceu em 26 de março de 1936, na Rua do Seminário, no Centro da capital paulista. Foi no São Paulo Futebol Clube que começou a carreira de boxeador. Ele ganhou os primeiros campeonatos Paulista e Brasileiro que disputou e teve como técnico o pai, Kid Jofre.

Em 1956, Éder disputou os Jogos Olímpicos, em Melbourne, na Austrália. Apesar de ser apontado como favorito a uma medalha, o brasileiro quebrou o nariz durante a preparação para a competição e, mesmo com dificuldade para respirar, continuou nos Jogos. Acabou derrotado nas quartas de final do megaevento.

Jofre, enfim, se tornou tornou o primeiro boxeador brasileiro campeão do mundo, em 1960. A luta, que aconteceu no Auditório Olímpico, em Los Angeles, terminou no sexto round, quando ele nocauteou o mexicano Eloy Sanchez e conquistou o título do peso galo pela Associação Mundial de Boxe (WBA), aos 24 anos. Antes desse triunfo, ele já havia sido campeão brasileiro, sul-americano e latinoamericano do peso galo.

Durante cinco anos, Jofre se manteve no topo. Até que o japonês Masahiko Fighting Harada impôs as duas únicas derrotas de sua carreira profissional. Depois do segundo revés, Éder decidiu se aposentar e iniciou uma série de lutas de exibição em circos, praças e ginásios.

Três anos depois, Jofre resolveu voltar ao boxe. Mais velho, optou pelo peso pena e demonstrou que continuava com a técnica responsável por torná-lo um lutador único. E, no dia 5 de maio de 1973, em Brasília, derrotou o cubano naturalizado espanhol José Legrá, tornandose o novo campeão mundial dos penas.

Jofre se aposentou do esporte com 81 lutas, 75 vitórias (52 por nocaute), quatro empates e duas derrotas.

Esportes

pt-br

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282454237876914

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.