Infoglobo

Semana de 4 dias de trabalho: o que se faz nas horas vagas?

Pesquisa do Boston College mostra que trabalhador aproveita para dormir, o que leva a ganho de bem-estar e produtividade

Quando a empresa permite que os funcionários reduzam sua semana de trabalho de cinco para quatro dias, o que eles fazem no seu novo tempo livre surpreende: as horas vagas são aproveitadas para dormir.

Os trabalhadores que passaram a trabalhar 32 horas semanais registraram 7,58 horas por noite de sono, quase uma hora inteira a mais do que quando mantinham 40 horas semanais de trabalho, de acordo com a pesquisadora Juliet Schor, socióloga e economista do Boston College, que está monitorando mais de 180 organizações em todo o mundo à medida que mudam para a jornada encurtada.

—Não fiquei surpresa que as pessoas estejam dormindo um pouco mais, mas me surpreendi com o quão robustas foram as mudanças —disse Juliet.

O percentual de pessoas consideradas privadas de sono, com menos de sete horas por noite, caiu de 42,6% para 14,5% com as jornadas de trabalho de quatro dias. As pesquisas de Juliet foram feitas com 304 trabalhadores em 16 empresas —três com sede nos EUA, uma na Austrália e 12 na Irlanda.

MAIS FOCO E BOM HUMOR

O conceito de semanas de trabalho reduzidas está ganhando força desde que a pandemia alterou os horários e deu a muitos trabalhadores um vislumbre de como a flexibilidade poderia melhorar suas vidas.

Os dados preliminares de Juliet Schor mostram que os trabalhadores em jornadas de quatro dias viram melhorias ainda em uma variedade de medidas de bem-estar e produtividade, como satisfação com a vida e equilíbrio trabalho-família. Ela acredita que esses resultados podem estar correlacionados com o tempo adicional gasto dormindo.

Clete Kushida, professora de medicina do sono da Universidade de Stanford, comenta que aumentar o sono noturno ajuda as pessoas a vivenciarem uma combinação de melhora no humor, na memória e no foco:

— Mais sono é sempre bom. As melhorias variam de pessoa para pessoa, mas o maior efeito seria o estado de alerta ao longo do dia.

Economia

pt-br

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282170770035378

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.