Infoglobo

Castro começará a governar com maioria na Alerj

Dos 70 deputados mais votados, 31 são novos, entre eles a irmã do vereador cassado Gabriel Monteiro e o filho do prefeito de São Gonçalo

LUIZ ERNESTO MAGALHÃES E SELMA SCHMIDT granderio@oglobo.com.br

OEstado do Rio escolheu ontem uma Assembleia Legislativa (Alerj) conservadora, que dará a Cláudio Castro, reeleito, boa folga para governar. Pelo menos 45 dos 70 deputados mais votados são da sua base de sustentação. PL e União Brasil ficaram com mais cadeiras, 17 e oito, respectivamente. Com todas as urnas apuradas, o campeão de votos — com mais de 180 mil eleitores — foi Márcio Canella, do União. E 31 parlamentares escolhidos são novos, entre eles Giselle Monteiro, irmã do vereador cassado Gabriel Monteiro.

Na lista de recém-chegados na Alerj há muitos herdeiros de políticos. Filho do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, Douglas Ruas (PL) foi o segundo colocado no pleito. Em sua estreia, ele conseguiu mais de 175 mil votos, atrelando suai magemàdopai,à do presidente JairBol sonar oeà de Cláudio Castro. Douglas foi secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais do pai durante 15 meses. A indicação criou polêmica nos primeiros dias devido a suspeita de nepotismo. O capitão argumentava que Douglas era formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, oque o qualificava para o cargo.

—Meu pai tem me ensinado muito, principalmente no último ano, quando fiz parte de sua equipe técnica na prefeitura. Eu o acompanho na política desde jovem, participando de reuniões e eventos. A partir de agora, vou focar nesse desafio da Alerj para ajudar no desenvolvimento do estado e, em especial, de São Gonçalo —disse Douglas.

Com a decisão do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), de tentar o Senado, quem enfrentou as urnas para o legislativo estadual foi o filho dele, André Luiz Ramalho Ceciliano, o Andrezinho Ceciliano (PT), de 24 anos. Na estreia nas urnas, ele teve quase 55 mil votos.

— Sempre acompanhei meu pai nas reuniões e articulações políticas. Ele respira política 24 horas por dia, vivi esse clima. Mas não foi uma eleição fácil, independentemente de meu pai ser presidente da Alerj. Terei minha identidade própria como deputado — disse Andrezinho.

No grupo político do prefeito Eduardo Paes (PSD) havia várias apostas em caras novas. Nessa lista, o exsecretário de Esportes e Lazer Guilherme Schleder (PSD) foi eleito:

— Há 25 anos acompanho o prefeito e o deputado federal Pedro Paulo. Com Pedro Paulo, participei em Brasília da discussão da adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal. Nesse tempo, vi como a política pode transformar a realidade.

Aos 81 anos, o decano do legislativo fluminense, Eliomar Coelho (PSB), decidiu não concorrer. Encerrado o mandato, ele pretende passar alguns meses em sua casa no interior antes de decidir o futuro:

— Esse é um momento em que a Alerj precisava se oxigenar.

O parlamentar com mais idade na Casa passa a ser Luiz Paulo, com 76 anos. Átila Nunes, que era o deputado com mais legislaturas (11), não foi reeleito. Carlos Minc (PSB) passou a ser o deputado com mais legislaturas: chegará ao décimo mandato.

—Estou em estado de reflexão coma vitória de Cláudio Castro em primeiro turno — disse Minc ontem à noite.

Eleita vereadora por Niterói, em 2020, atransBenny Briolly não conseguiu ficar entre os cinco escolhidos do PSOL, que tiveram Renata Souza como amais bem colocada( terceiro lugar geral ). Bennyéa primeira suplente:

—F orada Alerj, continuaremos resistindo e reafirmando, em conjunto com os movimentos sociais, que apolítica de Cláudio Castro não nos representa. Vamos fazer o enfrentamento.

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA

Mas, antes mesmo do encerramento da eleição, uma outra disputa já estava sendo travada na Assembleia. Três deputados correm atrás da presidência da Casa. Um é o atual líder do governo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj, Rodrigo Bacelar (PL). Outro é Jair Bittencourt (PL), atual vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia, produtor de café do Norte Fluminense e exsecretário de Agricultura. Reeleita, Tia Ju (Republicanos), da Igreja Universal do Reino de Deus e da Comissão de Combate ao Racismo, também postula o cargo.

Política

pt-br

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282067690820274

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.