Infoglobo

REELEIÇÃO FACILITADA DIVISÃO DA ESQUERDA DÁ A VAGA NO SENADO A ROMÁRIO

RAFAEL GALDO rafael.galdo@oglobo.com.br

No espaço deixado por uma cisão da esquerda na disputa pelo Senado no Rio, o exjogador de futebol Romário (PL) foi novamente eleito ontem. Com 99,42% das urnas apuradas, ele alcançava 29% dos votos, percentual abaixo, no entanto, da soma do segundo colocado, Alessandro Molon (PSB), e do quinto mais votado, André Ceciliano (PT), que juntos tinham 33%. Desde a précampanha, os dois vinham protagonizando uma batalha sobre quem seria o candidato a figurar tanto no palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida nacional quanto na aliança de Marcelo Freixo (PSB), em busca do governo fluminense. No abrir das urnas, ainda que derrotado, Molon se saiu melhor, com 21%, contra 12% do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Distante dessa fragmentação da esquerda, após o resultado, Romário agradeceu aos eleitores e disse que trabalharia para entregar melhor qualidade de vida à população fluminense. “Essa eleição foi de muita luta, enfrentei concorrentes covardes e desleais, mas a população não se deixou enganar”, escreveu ele nas redes sociais.

SEM O VOTO DE BOLSONARO

Ao longo da campanha, Romário caminhou com o governador reeleito do Rio, Cláudio Castro (PL), e também manifestou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora avança para o segundo turno com Lula. Ontem, o ex-jogador votou pela manhã em Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, acompanhado dos filhos. E chegou a comentar o cenário polarizado no país por conta da eleição presidencial.

— Essa polarização que

29%

dos votos válidos no Estado do Rio foram para Romário Percentual com o qual o ex-jogador de futebol se reelegeu ao Senado

33%

soma dos votos de Molon (PSB) e Ceciliano (PT) Os dois candidatos da esquerda tiveram, juntos, mais votos que o primeiro colocado

existe na política nesses últimos anos tem deixado a nossa população mais agressiva que o normal. Desejo muita paz a todos e muita saúde. Principalmente paz, por conta desse momento conturbado que a gente tem vivido nos últimos anos —afirmou.

Embora os dois sejam correligionários, contudo, Bolsonaro revelou não ter votado em Romário ontem. A escolha do presidente, segundo ele mesmo revelou, foi Daniel Silveira (PTB), que tinha seu nome nas urnas, mas estava coma candidatura indeferida, sob recurso, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Apesar disso, ele foi o terceiro mais votado para o Senado no Rio, com mais de 1,55 milhão de votos (19%).

O chefe do Executivo e Silveira se encontraram ontem, após Bolsonaro votar no Rio. Ao cumprimentar o deputado, o presidente afirmou: “O, animal, votei em você ”. O encontrofoi registra doem vídeo e publicado no perfil do próprio deputado no Instagram. Na legenda, o parlamentar criticava suposto apoio de Bolsonaro a Romário e disse que, independentemente do resultado, o voto do presidente tinha dado a ele a “sensação de dever cumprido”.

Silveira chegou a ser condenado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF ), em 2021, a oi toanos e nove meses em regime fechado por ataques às instituições e por organizar atos antidemocráticos. No entanto, não cumpriu apena em função de um indulto concedido por Bolsonaro. O TRE entendeu, contudo, que o indulto presidencial não isentava o parlamentar da perda dos direitos políticos por oito anos.

Em quantidade de votos, Daniel Silveira ficou à frente, inclusive, de Clarissa (União), com 14% dos votos, na quarta colocação. Nas pesquisas de intenção devoto, afilhado ex-governador AnthonyGa rotinho aparecia à frente de Silveira e muito próxima de Molon.

Política

pt-br

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282059100885682

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.