Infoglobo

DISPUTA TEM RECORDE DE REELEITOS PARA GOVERNOS NO 1º TURNO

BERNARDO MELLO bernardo.mello@infoglobo.com.br

Quatro anos após uma corrida eleitoral em que metade dos governadores falharam em renovar os mandatos, a eleição de 2022 teve o recorde de reeleições em primeiro turno nos estados. Dos 19 governadores que se candidataram, ao menos 11 confirmaram reeleição ontem. O número pode chegar a 12, considerando o Maranhão, onde Carlos Brandão (PSB) tinha 50,9% dos votos válidos com mais de 96% das urnas apuradas. Também se elegeram em primeiro turno outros três candidatos que não ocupam a cadeira de governador, mas tiveram apoio do atual chefe do Executivo.

O recorde anterior era de 2010, quando dez governadores foram reeleitos no primeiro turno em seus estados. Naquele ano, conseguiram renovar seus mandatos cerca de 70% dos chefes de Executivos estaduais que tentaram a reeleição. A marca ainda pode ser superada em 2022: para isso, basta que dois dos cinco governadores ainda na disputa vençam os segundos turnos locais. Em 2018, o índice de reeleitos havia sido o menor da história.

A força das máquinas estaduais, em um momento de caixas mais robustos pelo aumento da arrecadação com o ICMS por conta da inflação de produtos como a gasolina, se combinou à reprodução nos estados do afunilamento da disputa presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

No Distrito Federal e no Rio, as respectivas reeleições dos governadores Ibaneis Rocha (MDB) e Cláudio Castro (PL), apoiados por Bolsonaro, surpreenderam as tendências apontadas por pesquisas Ipec e Datafolha na véspera, que indicavam decisões em segundo turno. No Paraná, o reeleito foi Ratinho Jr. (PSD), aliado de Bolsonaro.

No Espírito Santo, por outro lado, o atual governador Renato Casagrande (PSB), apontado como favorito para a reeleição nas pesquisas, terá que disputar o segundo turno contra o bolsonarista Carlos Manato (PL), que arrancou na reta final. Manato, que aparecia com 25% dos votos válidos em pesquisa Ipec divulgada anteontem, terminou a apuração com 38,4%.

Entre os governadores que disputarão o segundo turno, além de Casagrande, João Azevêdo (PSB), da Paraíba, e Paulo Dantas (MDB), de Alagoas, abrirão palanques para Lula na corrida presidencial. Bolsonaro, por sua vez, tem o apoio dos governadores de Rondônia, Marcos Rocha, e do Amazonas, Wilson Lima, ambos do União Brasil.

Nas 12 unidades da federação em que haverá segundo turno, seis têm candidatos bolsonaristas na liderança. Em dois, São Paulo e Rio Grande do Sul, houve viradas na reta final da campanha, respectivamente com os ex-ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Onyx Lorenzoni (PL), que apareciam na segunda colocação em pesquisas. Em outros seis estados, candidatos apoiados por Lula avançaram ao segundo turno.

PT ELEGE TRÊS GOVERNANTES

Considerando os resultados de primeiro turno, o PT elegeu três governadores, todos em estados já governados pelo partido: Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. União Brasil e PP, que anunciaram planos de fusão a partir de 2023, elegeram dois governadores cada em primeiro turno, mesmo número do MDB, que reelegeu Ibaneis na capital federal e Helder Barbalho no Pará. O PL, de Bolsonaro, reelegeu Castro no Rio eéasigl apresente em mais disputas de segundo turno: Espírito Santo, Rondônia, Rio Grande do Sule Santa Catarina.

Em 1998, ano em que a reeleição passou a ser permitida no país, 21 governadores tentaram um novo mandato, e 14 tiveram sucesso. Em números absolutos, só o pleito de 2006 voltou a eleger tantos chefes de Executivo, seja em primeiro ou segundo turno.

Política

pt-br

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282007561278130

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.