Infoglobo

Campanha do 2º turno começa sem favorito

Bolsonarismo mostrou mais força do que os simpatizantes do campo político oposto imaginavam. Resultado tem indefinição que há muito não se via

MERVAL PEREIRA

Opaís que sai das urnas é totalmente diferente do que as pesquisas mostraram e, principalmente, o que a rejeição do presidente parecia indicar. O bolsonarismo mostrou uma força muito maior do que os do outro campo político imaginavam. O sonho de Lula vencer no primeiro turno tornou-se um pesadelo, e a diferença entre os dois está na margem de erro, o que torna o segundo turno indefinido. Pela primeira vez nos últimos tempos não há candidato favorito para o segundo turno, e Bolsonaro sai com força no Congresso, reforçando sua representação no Senado. A força do bolsonarismo em São Paulo torna o sonho do PT de conquistar pela primeira vez o governo de São Paulo cada vez mais longe. Em Minas, o governador Zema eleito no primeiro turno não poderá se afastar da campanha presidencial a favor de Bolsonaro. Parece que a melhoria da economia teve peso muito maior do que os opositores de Bolsonaro imaginavam.

A tendência conservadora do eleitor brasileiro já era conhecida, mas até o surgimento de Bolsonaro não houve um líder político que unificasse esse eleitor em torno de valores considerados regressivos. Não são apenas os institutos de pesquisa que devem rever seus parâmetros, mas também a centro-esquerda partidária.

O segundo turno será disputado por dois líderes políticos que independem de partidos políticos. Lula é maior do que o PT. Bolsonaro simplesmente não acredita em partidos. A questão da corrupção pegou muito no ex-presidente, apesar de Bolsonaro estar também envolvido em acusações do mesmo teor. Ir para o segundo turno já seria uma frustração para o PT. Mas o segundo turno será muito mais difícil com Bolsonaro tendo apoios não supostos em São Paulo, com Tarcisio Freitas à frente, em Minas com Zema eleito no primeiro turno, assim como Cláudio Castro no Rio de Janeiro.

Lula, apesar da vitória no primeiro turno, saiu com uma diferença menor do que esperava. E Bolsonaro vai para o segundo turno mais forte, quase com um empate técnico. Nunca a tradicional frase de que segundo turno é uma nova eleição foi tão verdadeira.

Primeira Página

pt-br

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

2022-10-03T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281719798469298

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.