Infoglobo

Rio Gastronomia

Maior evento do gênero no país, Rio Gastronomia leva grandes chefs e os melhores restaurantes da cidade ao Jockey Club, onde também acontecem shows, aulas e feiras de produtores

GUSTAVO CUNHA gustavo.cunha@oglobo.com.br

Anata da gastronomia está concentrada num só lugar. De hoje a domingo e de 18 a 21 de agosto, os melhores chefs e restaurantes da cidade se reúnem no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, para alimentar corações, mentes e estômagos com um cardápio robusto e variado. A 12ª edição do Rio Gastronomia ocupa, desde ontem, um espaço com 31 mil metros quadrados ao ar livre — tendo o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea como pano de fundo, num cenário de cartão-postal — para se consagrar, mais uma vez, como o maior evento do gênero no país.

Não à toa, é bem numerosa a lista de ingredientes que compõem essa festa da boa mesa. Sim, o que não faltam por ali são pratos saborosíssimos de casas conceituadas a preços mais em conta do que normalmente são cobrados em tais endereços. Mas não há só isso. No caldeirão que se tornou esse evento bem temperado, pinçam-se aulas com mais de 50 cozinheiros que hoje são estrelas, shows de grandes nomes da música popular brasileira, roda-gigante Loft, espaço com brinquedos e recreação infantil da Animasom, cordões de carnaval embalados por fanfarras, feira de cachaça artesanal e de produtores familiares, food-bikes...

Pois bem, para manter o fôlego e abocanhar de tudo um pouco, a dica é a seguinte: chegue cedo ao festival e se programe para aproveitá-lo o dia inteiro com a família e os amigos.

O Rio Gastronomia é realizado pelo jornal O GLOBO, com apresentação de Sesc RJ e Senac RJ, cidade-anfitriã Invest.Rio | Prefeitura RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Stella Artois, Naturgy, Loft, Tanqueray, Johnny Walker e Smirnoff, apoio Aspen Pharma, Hortifruti, Tônica Antarctica, Pepsi, Água Pouso Alto e Chandon, participação do Azeite Andorinha, Barrinhas Vinhos, Café Dolce Gusto, Hotel Oficial Fairmont Rio e parceria do SindRio.

COZINHAS PREMIADAS

Na abertura do evento, ontem, o Prêmio Rio Show de Gastronomia celebrou o melhor da mesa carioca em 16 diferentes categorias. (Veja a lista detalhada com os vencedores, escolhidos por um time de críticos, jornalistas e gourmands, a partir da página 24). Alguns dos endereços premiados — como o italiano Sult e o Escama, do chef Ricardo Lapeyre, especializado em peixe e frutos do mar — servirão parte de seus quitutes no Rio Gastronomia. No total, haverá mais de 35 casas com cozinhas montadas no Jockey Club, com iguarias a partir de R$ 10.

Está aí a chance para trocar dois dedos de prosa (ou mais) com cozinheiros de mão cheia. Diariamente, os auditórios Santander e Sesc | Senac, montados no local, oferecem uma concorrida programação de aulas (veja o roteiro nas páginas 14 e 20) com chefs como Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Leo Paixão, Rafa Costa e Silva, Kátia Barbosa, Elia Schramm e Janaína Rueda, esta última à frente do paulistano A Casa do Porco Bar, único estabelecimento brasileiro no top 10 dos melhores restaurantes do mundo, segundo o “The World’s 50 Best Restaurants”, o Oscar da gastronomia, que teve cerimônia no último mês, em Londres. Os ingressos para os encontros com os chefs — que compartilham, na ocasião, o passo a passo de receitas elogiadas —são distribuídos uma hora antes de cada aula na tenda dos auditórios.

O roteiro musical contempla diferentes gostos e vai da MPB ao rock. Neste fim de semana, a programação no palco Rock on The Rocks, um oferecimento Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray, é animada pelo bloco Fogo e Paixão (hoje) e Lica Tito e Samba de Vinil, com Marcelo Serrado e Édio Nunes (no domingo). Na próxima semana, apresentam-se por lá nomes como Frejat — que desfiará hits mais recentes e pérolas compostas no período em que integrou o Barão Vermelho, como “Por você” e “Ideologia” —, além de Malia, Suricato, Samba de Santa Clara e da festa Fica Comigo, que reedita pagodes da década de 1990 e dos anos 2000 em versão “carnavalizada”. A ideia é criar liga (e sabor) por meio de boas misturas.

RIO SHOW GASTRONOMIA | INDICE

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282681871036372

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.