Infoglobo

‘AS PESSOAS TENDEM A SE ACOSTUMAR COM OS NOVOS FORMATOS’

CONTINUAÇÃO DA CAPA PARA ANALISTAS, EMPRESAS ESTÃO DE OLHO NO HÁBITO DOS USUÁRIOS E SEMPRE PRONTAS PARA MUDANÇAS; ENQUANTO ISSO, SURGE ATÉ UMA REDE À PROVA DE INFLUENCIADORES

Os mais saudosos com as mudanças tentam a todo custo ter de volta as redes sociais de outrora. Para isso, vale até abaixo-assinado virtual, como o “Make Instagram Instagram again” (“Faça o Instagram ser o Instagram de novo”), hoje com mais de 300 mil assinaturas, que pede apenas “fotos fofas dos meus amigos de novo”. As americanas Kim Kardashian e Kylie Jenner, com 328 milhões e 365 milhões de seguidores por lá, respectivamente, foram duas das que compartilharam a insatisfação nos Stories.

Mas nada desse comportamento é diferente do que já aconteceu no passado, diz Willian Araujo, pesquisador na área de tecnologias digitais e professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (RS). Ele lembra que, quando uma grande mudança é feita numa empresa de tecnologia, o usuário chia, mas se acostuma.

—As plataformas tentam impor mudanças ao público e, na maioria das vezes, conseguem. Ao longo do tempo, as pessoas tendem a se acostumar com os novos formatos —diz Willian.

Ele cita a época em que a plataforma acabou com o feed em ordem cronológica, em 2016, e os usuários criaram a campanha #RipInstagram (“Descanse em paz, Instagram”):

— As tecnologias, de um modo geral, se naturalizam muito rapidamente.

Enquanto isso, novidades vão surgindo para tentar seduzir aqueles que andam deslocados e acreditam estar sem espaço para postar. Uma delas é o BeReal, app francês que só permite a publicação de uma foto por dia, sem filtro, sem edição. Vende-se, inclusive, como uma rede antiinfluenciadores e, no fim de abril, ultrapassou por um dia o TikTok no ranking de redes sociais mais baixadas nos Estados Unidos.

— Podemos até ver, daqui a pouco, uma diáspora digital para outras redes, quem sabe um retorno em massa ao Twitter. Mas essas empresas têm sistemas rápidos para entender o que os usuários querem —diz Willian.

SEGUNDO CADERNO

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282368338423764

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.