Infoglobo

‘MARIGHELLA’ VENCE O GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

ENTREGA DE TROFÉU PARA ‘DOM’, DE BRENO SILVEIRA, MORTO EM MAIO, FOI O MOMENTO MAIS EMOCIONANTE DA CERIMÔNIA

Realizado quarta-feira, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em que “Marighella” sagrou-se como o maior vencedor da noite, teve como momento mais emocionante a entrega do troféu de melhor série para TV fechada/streaming. “Dom”, do Amazon Prime Video, vencedora na categoria, foi criada e dirigida por Breno Silveira, que morreu em maio, aos 58 anos, enquanto rodava seu novo projeto, “Dona Vitória”.

—Se ele estivesse aqui, estaria com aquele sorriso no rosto e muito emocionado, porque ele lutou muito por este projeto — disse, emocionada, a produtora Renata Brandão, parceira do cineasta na Conspiração Filmes.

“Marighella” levou pra casa o troféu Grande Otelo em oito categorias, incluindo melhor filme. Wagner Moura venceu na disputa de melhor primeira direção e subiu ao palco na companhia do filho Bem, que exaltou o esforço do pai para realizar o longa.

“Depois a louca sou eu”, de Julia Rezende, e “Turma da Mônica — Lições”, de Daniel Rezende, foram lembrados como melhor comédia e melhor filme infantil, respectivamente.

Dira Paes (“Veneza”) levou o troféu de melhor atriz, enquanto Zezé Motta (“Doutor Gama”) ganhou entre as coadjuvantes. Seu Jorge (“Marighella”) ficou com o prêmio de melhor ator, e Rodrigo Santoro (“7 prisioneiros”) foi o vencedor na categoria melhor ator coadjuvante.

Em 2022, o Grande Prêmio também apresentou uma categoria de melhor filme pelo voto popular. O vencedor foi “O auto da boa mentira”, de José Eduardo Belmonte. Vencedor do Oscar 2021, “Nomadland”, de Chloe Zhao, também foi lembrado na premiação brasileira, com o troféu de melhor filme estrangeiro.

SEGUNDO CADERNO

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282333978685396

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.