Infoglobo

FESTIVAL DE GRAMADO VOLTA HOJE AO TAPETE VERMELHO

DEPOIS DE DOIS ANOS LONGE DO FORMATO PRESENCIAL, EVENTO COMEMORA CINQUENTENÁRIO COM PROGRAMAÇÃO QUE VAI DE LONGAS DE VETERANOS DO CINEMA NACIONAL À ESTREIA NO BRASIL DE ‘MARTE UM’, REPRESENTANTE DA NOVA GERAÇÃO EXIBIDO EM SUNDANCE

LUCAS SALGADO lucas.salgado@oglobo.com.br

Depois

de dois anos sem eventos presenciais, o Festival de Cinema de Gramado retorna hoje ao formato tradicional para celebrar seus 50 anos. Ao longo dos próximos dias, diretores, roteiristas, produtores e atores passarão pelo tapete vermelho do Palácio dos Festivais para apresentar seus filmes.

A programação do evento é dividida em seis mostras principais: longas brasileiros; longas estrangeiros; longas gaúchos; documentários; curtas brasileiros; e curtas gaúchos. O Canal Brasil vai transmitir a parte dos documentários. As demais seleções serão exibidas no Palácio. Nesta volta do tapete vermelho, mais de mil filmes, entre longas e curtas, foram inscritos para o evento.

— Trabalhamos com três elementos fundamentais na curadoria: uma diversidade temática, que vai de narrativas pessoais a dramas históricos; uma mescla de diretores consagrados e iniciantes; e um ineditismo dos filmes no Brasil — diz o crítico Marcos Santuario, curador do festival ao lado das atrizes Soledad Villamil e Dira Paes.

Estrelado por Marcélia Cartaxo e Helena Ignez, “A mãe”, de Cristiano Burlan, é o filme de abertura na mostra competitiva de longas nacionais. A disputa pelo troféu Kikito inclui duas produções cariocas: “O clube dos anjos”, de Angelo Defanti, com Otávio Muller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos e Marco Ricca; e “A porta ao lado”, longa de Julia Rezende com Leticia Colin, Dan Ferreira e Bárbara Paz.

— É um filme que quer provocar e questionar, lançar perguntas. Espero que o público saia da sala inquieto, revendo suas próprias relações — diz Julia Rezende, diretora de “Depois a louca sou eu”, que ganhou na quarta-feira o troféu de melhor comédia no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (leia mais abaixo).

Exibido no Festival de Sundance, “Marte um”, do mineiro da nova geração Gabriel Martins, fará sua estreia nacional no evento. Outro competidor é o veterano José Eduardo Belmonte, que apresenta “O pastor e o guerrilheiro” na programação. O filme traz Johnny Massaro, César Mello, Julia Dalávia, Cássia Kis e Sergio Mamberti no elenco. Completam a seleção oficial “Noites alienígenas”, de Sérgio de Carvalho; e “Tinnitus”, de Gregório Graziosi.

NOVOS PÚBLICOS

Secretária de Turismo de Gramado e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk comemora a volta das sessões presenciais, mas aponta que a experiência com o formato digital e a TV nas últimas edições ajudou o evento a alcançar um público diferente.

—Estamos celebrando os 50 anos olhando para frente, olhando para outras plataformas. Para este ano, fizemos um concurso com o TikTok em que as pessoas tinham que enviar vídeos com o tema do festival. E foram mais de 30 mil vídeos enviados — diz Rosa, sobre material que terá uma seleção exibida na programação. — É uma rede com público jovem, e também um jeito de formar plateia para os próximos anos.

O Festival de Gramado vai até 20 de agosto, quando serão conhecidos os ganhadores do Kikito. Além das mostras competitivas, o evento contará com homenagens ao ator Marcos Palmeira, à atriz Araci Esteves e ao diretor Joel Zito Araújo.

SEGUNDO CADERNO

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282321093783508

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.