Infoglobo

Tema de votação no Senado, laqueadura tem três tipos

Procedimento de esterilização feminina é considerado simples, leva 40 minutos, e pode ser realizado por meio de laparoscopia

EVELIN AZEVEDO evelin.machado@infoglobo.com.br

Alaqueadura voltou a ser tema de debate depois que o Senado decidiu nesta semana que mulher não precisa mais de autorização do marido para fazer cirurgia. Considerado um método de esterilização feminina, o procedimento — também conhecido como ligadura de trompas — visa impedir a chegada dos espermatozoides até o ovário, onde ocorre a fecundação do óvulo gerando a gravidez.

O procedimento faz com que as trompas de Falópio sejam obstruídas, o que pode ocorrer de três formas: elas podem ser cortadas, amarradas ou receber um anel.

O tipo de laqueadura que será realizada deve ser definida em conversa entre paciente e ginecologista. É preciso ter ciência que, após a conclusão da intervenção, as chances de engravidar são mínimas, mas ainda existem —a reversão espontânea pode ocorrer em 0,5% a 1% dos casos e normalmente ocorre de cinco a dez anos após a cirurgia.

A laqueadura é uma cirurgia simples que leva de 40 minutos a 1 hora para ser realizada. Quem faz é o ginecologista. No procedimento, o médico faz um corte nas trompas e depois amarra as suas extremidades, ou só amarra o canal, ou ainda simplesmente coloca um anel nas trompas, para evitar que o espermatozoide tenha acesso ao óvulo.

A cirurgia pode ser mais invasiva —quando há um corte na região abdominal, como se fosse uma cesariana — ou menos invasiva, sendo realizada por laparoscopia (pequenos furos que permitem o acesso às tubas). Mulheres interessadas no planejamento familiar podem fazer a laqueadura após a cesárea, evitando mais uma intervenção.

A laqueadura não é indicada para mulheres que tenham doenças ou problemas clínicos que a impeçam de fazer cirurgias ou de receber anestesia.

O texto aprovado no Senado, que agora segue para sanção presidencial, diminui idade mínima para o procedimento de 25 para 21 anos.

SAÚDE

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282011856138196

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.