Infoglobo

Explosão na Crimeia destruiu ao menos oito caças da Rússia

Imagens sugerem danos extensos em base aérea, contradizendo Moscou

Imagens de satélite mostraram danos aparentemente extensos em edifícios e aeronaves na base aérea russa na Península da Crimeia, onde grandes explosões foram registradas na terça. Imagens divulgadas pela Planet Labs, uma empresa de imagens de satélite na quarta, pareciam mostrar pelo menos três crateras de explosão em áreas onde havia aviões estacionados.

A Rússia atribuiu as explosões a um incêndio acidental em um depósito de munições, enquanto a Ucrânia negou oficialmente ter atacado a base na Crimeia, que é sede da frota russa do Mar Negro e foi anexada pelo governo de Vladimir Putin em 2014, depois de ter sido cedida a Kiev durante o período soviético.

O New York Times revisou imagens de satélite da Base Aérea de Saki, coletadas pelo Planet Labshor asantes e um dia após as explosões. As imagens mostram ao menos oito aviões —caças-bombardeiros Su-24 e Su-30, especificamente —destruídos, todos estacionados na pista oeste da base. Os aviões custam dezenas de milhões de dólares cada. Além disso, dois prédios parecem ter sido destruídos, e danos e grandes marcas de incêndio foram observados em outros pontos. Outros setores, contudo, pareciam intactos, incluindo vários helicópteros e um grande depósito de munição.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse na noite de quarta que a Rússia sofreu perdas significativas nas explosões:

— Em apenas um dia, os ocupantes perderam 10 aeronaves de combate, nove na Crimeia e mais uma na direção de Zaporíjia — disse em seu discurso noturno à nação, citando um número que contradiz a contagem do NYT.

Veículos blindados russos, depósitos de munição e rotas logísticas também foram destruídos, acrescentou Zelensky, na primeira vez em que abordou publicamente as explosões na Crimeia.

Autoridades russas negaram que ataques ucranianos sejam a causa das detonações. Sob anonimato, um alto funcionário ucraniano disseque as explosões se deveram aumat aquelança do coma ajuda de guerrilheiros, mas não foi mais específico, e o Exército ucraniano não reconheceu qualquer envolvimento.

Analistas militares disseram que a Ucrânia não tem mísseis que possam atingira base a partir do território que controla, amais de 160 km dedistân cia, equeéim provável que seus jatos penetrassem tão longe no espaço aéreo controlado pela Rússia.

O Ministério da Defesa russo a princípio minimizou a extensão dos danos, negando haver vítimas e equipamentos destruídos. Posteriormente, oficiais russos disseram que ao menos uma pessoa foi morta e mais de 10 ficaram feridas.

MUNDO

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281956021563348

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.