Infoglobo

Republicanos prometem vingança se vencerem eleições legislativas

Apesar de limitados, poderes no Congresso podem atrapalhar governo Biden

BILLY HOUSE LAURA LITVAN Da Bloomberg NOVA YORK

Se saírem vitoriosos das eleições legislativas de novembro, os republicanos prometem não perder tempo para investigara varredura feita na segunda pelo FBI na casa do ex-presidente Donald Trump. Juram também esmiuçar outras investigações que envolvemo antigo ocupante da CasaBranca, sinalizando que não hesitarão em travar um cabo de guerra com o governo do presidente Joe Biden.

Líderes partidários e quadros alinhados para assumir o comando de comissões parlamentares caso os republicanos recuperem a maioria em uma ou ambas Casas do Congresso já se comprometeram a realizar audiências e emitir intimações após abusca.

O principal republicano no Comitê de Inteligência da Câmara,Mike Turner, de Ohio, já escreveu para o Arquivo Nacional demandando que os funcionários preservem os documentos e comunicações referentes ao pedido de investigação feito pelo órgão ao FBI. A solicitação, aparentemente, foi o que desatou a ação.

A resposta, disse Turner, deve ser redigida de uma forma “potencialmente responsiva a um processo, solicitação, investigação ou intimação do Congresso que possa ser iniciada ou realizada por um comitê do Congresso ou qualquer outra entidade investigativa”.

Há pouca co isaque os republicanospossam fazer agora, já que são mi noriano Congresso.Mas, se recuperaremo controle de ao menos umadas Casas, podem ter a possibilidade de emitir intimações e até realizar investigações amplas com potencial para chegarem até o presidente Joe Biden. A Casa Branca afirma que não teve informações antecipadas sobre abusca em Mar-A-Lago.

Com o presidente ainda com poder de vetar legislação, as investigações seriam uma das vias mais visíveis para os republicanos exercerem autoridade. As audiências que o partido realizou após o ataque em Benghazi, na Líbia, em 2012, duraram meses e não impactaram muito o governo do então presidente Barack Obama. Foram eficazes, porém, em pôr sob os holofotes democratas importantes, como a então secretária de Estado Hillary Clinton. Em 2016, ela seria derrotada por Trump na corrida pelo Salão Oval.

O atual líder republicano na Câmara, Kevin McCarthy, que está de olho para substituir Nancy Pelosina Presidência da Casa, prometeu imediatamente “fazer tudo o que for possível ”. Em um tuí te, o deputado alertou o secretário de Estado, Merric kG ar land,p ara “preservar documentos e limpar o calendário”.

Já o deputado Jim Jordan, principal republicano na Comissão de Justiça da Câmara e aliado de Trump, insistiu que Biden politizou o Departamentode Justiça. Ele exige que G ar lande o diretor do FBI,Ch ris topherWray,indic ad opor Trump, sejam interrogados nesta semana por sua comissão. Ele não tem, contudo, poder para marcar audiências.

MUNDO

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281943136661460

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.