Infoglobo

Bolsonaristas dominaram o debate no Twitter

Leitura da carta, no entanto, rompeu bolha que acompanha pautas políticas, mostra consultoria

LUCAS MATHIAS lucas.mathias@oglobo.com.br

Perfis bolsonaristas dominaram o debate digital no Twitter,c om maior engajamento nospostsso breal ei turada“Carta às brasileiras e aos brasileiros” na Faculdade de Direito da USP, ontem. Segundo levantamento da Bites, das 25 publicações mais compartilhadas, só quatro não pertencem a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Masa ampla cobertura da imprensa sobre o tema, com perfis que têm milhões de seguidores nas redes, fez com que o assunto furasse a bolha mais politizada.

A estratégia, do bolsonarismo de ironizar os atos pela democracia e classificá-los como um movimento das elites, tem funcionado, segundo a Bites. Ao todo, foram 118 mil menções ao tema até as 17h de ontem. Entre os posts mais compartilhados, um é do senador Flávio Bolsonaro, que diz defendera democracia“prevista na Constituição Federal” e não a “carta do ex-presidiário”, em referência ao ex-presidente Lula (PT). O post teve cerca de 6,3 mil curtidas e 1,3 mil compartilhamentos.

Outro tuíte, em que o bolsonarista Rodrigo Constantino critica o STF e diz que pretende assinar sua própria carta “em defesa da Constituição e das liberdades básicas hoje ameaçadas”, teve 11,6 mil curtidas e 2,4 mil retuítes. O post que chegou mais próximo de romper esse domínio foi do ex-presidente Lula, autor da única, dentre as 15 publicações com mais RTs sobre a carta, que não foi feita por um bolsonarista. O post, em que diz que “defender a democracia é defender o direito a uma alimentação de qualidade, a um bom emprego, salário justo, acesso à saúde e educação”, teve 14,1 mil curtidas e 2,2 mil compartilhamentos.

A análise da Bites também mostrou, no entanto, que a leitura da carta pela democracia, compartilhada por inúmeros veículos de imprensa, fez com que o assunto rompesse a bolha que acompanha pautas políticas e chegasse a “um grupo grande de gente, que não está alinhada politicamente”.

POLÍTICA

pt-br

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

2022-08-12T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281736978231252

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.