Infoglobo

‘Fadinha’ Rayssa Leal, exemplo para muita gente

Brasileira, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é fonte de inspiração dos jovens que disputam neste fim de semana as provas de skate na Vila Olímpica do Encantado; doações do Intersolidário seguem normalmente

GIULIA COSTA giulia.costa.rpa@edglobo.com.br

Desde o sucesso do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o skate tem se tornado ainda mais popular. E não seria diferente na 40ª edição do Intercolegial, um evento que tem realização do jornal O GLOBO e apresentação do Sesc RJ. Principal nome desse fenômeno, Rayssa Leal — prata na modalidade street em Tóquio — inspira os competidores da sua idade. Após o Desfile de Abertura e do futsal, o skate será a próxima atração da competição, que acontece neste fim de semana na Vila Olímpica do Encantado, e conta com muitos fãs da “Fadinha”.

É o caso de Beatriz Oliveira. A estudante do Santa Mônica Centro Educacional tem 14 anos —mesma idade de Rayssa —e disputa pela terceira vez o Intercolegial.

Ela assiste aos vídeos da atleta pela internet, onde a medalhista olímpica estourou, e pediu um skate de presente de Natal.Desdeentão,nãolargou mais o esporte.

—Ela é uma inspiração muitogrande.Empoucotempode vida já conquistou tudo isso.

Ela é importante para os skatistas da nossa idade, até para mostrar que não é impossível chegar no Mundial, nas Olimpíadas etc, mesmo sendo bem jovem — diz Beatriz, que foi campeã do Inter ano passado com as quatro rodinhas e disputa novamente na categoria sub-18.

O Santa Mônica Centro Educacional, campeão absoluto da modalidade em 2021, está inscrito em todas as categorias. Outro colégio com tradição é o GEO Juan Antonio Samaranch, segunda força do skate na edição passada. O treinador da escola, Paulo Affonso, já teve muitos alunos medalhistas tanto individualmente quanto por equipe. Ele trabalhou intensamente para a temporada do Intercolegial, desta vez com a presença de mais meninas na pista, influenciadas por Rayssa Leal. — Nós, treinadores do GEO, trabalhamos com a iniciação e o desenvolvimento de jovens nos esportes olímpicos. Ter uma atleta brasileira medalha de prata como a Rayssa serve de inspiração para nossos alunos. Minha turma de skate, que tinha poucas meninas, agora tem fila para praticar —relata. O skate, que faz parte do Intercolegial desde 2017, tem este ano 15 instituições inscritas. A modalidade terá disputas no street e nas categorias sub-14 e sub-18, tanto masculino quanto feminino.

—O importante é participar e conhecer o universo do skate,queétransformador.Andar de skate é mais que um esporte,éumestilodevida—afirma Paulo Affonso.

O esporte encerra o primeiro semestre do Intercolegial e mexerá na classificação geral, pois os primeiros colocados não estão inscritos na modalidade. O Cesc Camaradinha lidera, com 50 pontos, seguido por Colégio Brigadeiro Newton Braga (41) e Elite Rede de Ensino (40).

Após o evento de skate, o Intercolegial terá uma pausa para as férias escolares, mas retorna em agosto com as disputas de mais cinco esportes: basquete, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

INTERSOLIDÁRIO

O Intersolidário, uma das modalidades do Intercolegial, segue arrecadando. Para participar, basta levar produtos não perecíveis ao local das finais e entregá-los nos postos de coleta. Todas as escolas inscritas podem participar. As doações serão encaminhadas ao banco do programa de segurança alimentar Mesa Brasil Sesc RJ, um projeto de combate à fome e ao desperdício que atua em 82 municípios do estado.

Niterói

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283854397012743

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.