Infoglobo

Depois de polêmica, Diego Moura levará sua arte para o MAC

Artista plástico diz que criará nova mostra para o principal espaço de cultura de Niterói. Ele vai cuidar da identidade visual da parada do orgulho LGBT da cidade, em agosto

RAFAEL LOPES rafael.lopes.rpa@edglobo.com.br

Alvo de ataques homofóbicos nas redes sociais, no início deste mês, por ocasião da abertura da exposição “Abecedário da diversidade”, no Plaza Shopping, composta por totens de arte digital pop com imagens de personalidades LGBTQIAP+ e contendo textos informativos sobre o tema, o artista plástico Diego Moura recebeu convite do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e vai criar uma mostra exclusiva para o espaço. A nova exposição ainda não tem data para estrear, mas Diego adianta que o trabalho girará em torno de reflexões sobre o comportamento. “Quero que seja um olhar para a sociedade, com misturas de técnicas que passem pelo virtual e pelo orgânico”, diz. Ele lamenta que tenham visto sua mostra no Plaza como uma tentativa de “sexualizar as crianças”. O artista plástico também foi convidado para cuidar da identidade visual da parada do orgulho LGBT de Niterói, que será realizada em agosto.

Após sofrer ataques homofóbicos de setores reacionários nas redes sociais, durante a abertura da exposição “Abecedário da diversidade”, no início deste mês, no corredor do terceiro piso do Plaza Shopping, o artista plástico Diego Moura recebeu um convite do Museu de Arte Contemporânea (MAC) para criar uma mostra exclusiva para o espaço.

A polêmica começou quando os totens de arte digital pop, compostas por imagens de personalidades LGBTQIAP+, contendo textos informativos sobre o tema, foram apontados pelo vereador bolsonarista Douglas Gomes (PTC) como uma tentativa de “sexualizar as crianças”. A partir daí, relembra Diego, começou o pesadelo. — Além de retirarem as obras do local combinado, colocaram as mensagens de texto voltadas para a parede. Toda a parte educativa foi silenciada. Senti minha voz e minha arte censuradas. Mas recebi muitas mensagens de apoio. E a partir de agora estou concentrado nesse novo projeto —diz. Mesmo sem previsão de data para acontecer, o artista niteroiense dá uma pista da trilha que está seguindo: —Quero um trabalho que aborde as reflexões sobre o comportamento, que seja um olhar para a sociedade, com misturas de técnicas que passem pelo virtual e pelo orgânico.

O MAC destaca que Diego tem seu trabalho reconhecido dentro e fora do Brasil e faz parte do hall de artistas da cidade que se encaixam no plano museológico do espaço. —A liberdade de expressão é um direito, e a cultura de Niterói sempre vai defender isso. Qualquer manifestação que ataque as artes deve ser veementemente repudiada — afirma o secretário das Culturas, Alexandre Santini. O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, segue na mesma direção: — Consideramos o momento mais do que apropriado para o convite feito pelo MAC ao artista Diego Moura, que tem todo o nosso apoio para suas criações —diz. Diego também foi convidado a realizar a identidade visual da parada do orgulho LGBT de Niterói, que será em agosto.

Niterói

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283618173811463

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.