Infoglobo

INTERNAÇÕES SOBEM 184% EM TRÊS SEMANAS

COVID-19 AUMENTO NO NÚMERO de pacientes nas redes pública e particular motiva volta da orientação de uso de máscaras em universidades e escolas e no transporte coletivo. Prefeitura começa amanhã a aplicar quarta dose da vacina em pessoas com mais de 40 an

LEONARDO SODRÉ leonardo.sodre@oglobo.com.br

Oaumento do número de internações nas redes de saúde pública e particular da cidade por complicações da Covid-19 —184% nas ultimas três semanas —e a ocorrência de um óbito pela doença depois de quatro meses sem registros de mortes ligaram o alerta em universidades, escolas e categorias como a dos motoristas de ônibus, que voltaram a orientar o uso de máscaras, mesmo o item não sendo mais obrigatório nas ruas. Para conter o avanço da doença, a prefeitura abre amanhã mais uma nova janela de vacinação: começa a aplicar a quarta dose em pessoas com mais de 40 anos.

Em Niterói são, ao todo, 71 pacientes em tratamento contra a Covid-19 nos hospitais públicos e particulares. Há três semanas, eram 25. O número de internados em UTIs também cresceu de oito para 26 pacientes. A quantidade de novos casos da doença que constam no painel epidemiológico da prefeitura pode mudar conforme boletins forem consolidados nos próximos dias, o que inclui a confirmação de casos comprovados em testes feitos semanas atrás e que acabam alterando números anteriores já divulgados. No entanto, a mais recente atualização, feita na última quinta-feira, aponta para uma tendência de queda, com redução de 59% dos casos.

VELHOS HÁBITOS

O avanço recente da Covid-19 tem feito escolas e universidades voltarem a orientar o uso de máscaras em suas dependências. Há pouco mais de três semanas, a Universidade Federal Fluminense (UFF) determinou o retorno do uso obrigatório dos itens de proteção respiratória em ambientes fechados em todos os seus campus. Intensificando os cuidados para evitara propagação da Covid-19, o Colégio Miraflores também voltou a recomendar o uso de máscaras entre os alunos nos ambientes fechados. A tradicional festa junina este ano será mais uma vez interna, sema participação das famílias.

— Como temos um espaço aberto amplo, os alunos podem aproveitara área externa sem máscaras. As refeições também estão sendo feitas nos ambientes externos —explica Alexandra Almeida, diretora Colégio Miraflores. O Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) também começou uma campanha no início do mês recomendando o uso de máscaras e álcool em gel par aos rodoviários. A ação fez com que muitos motoristas de ônibus retomassem o uso dos itens de segurança. Rubens dos Santos Oliveira, presidente do Sintronac, diz que a função dos motoristas, sempre em contato como público, deixa-os mais exp os tosà doença. — Os ônibus e terminais são vetores potencialmente perigosos para a disseminação de viroses, não apenas a Covid, mas também a gripe e o sarampo. Portanto, é essencial que a categoria volte a adotar todas as medidas de proteção possíveis eque mantenha as vacinas em dia, seguindo rigorosamente os calendários de seus municípios —orienta. A médica sanitarista da UFRJ Lígia Bahia avalia como positiva a retomada voluntária do uso de máscaras: —A estratégia de mitigar a disseminação da Covid-19 com uso de máscaras mostrou-se efetiva. Não “segura” 100% o espalhamento, mas confere proteção individual e coletiva. Sim às máscaras e muita atenção às recomendações dos comitês científicos. Na UFRJ, o uso de máscaras tem sido obrigatório para todas as atividades presenciais — diz.

NOVA JANELA

A Secretaria municipal de Saúde começa amanhã a aplicar a quarta dose, ou segunda dose de reforço, da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos. É necessário o intervalo de quatro meses da terceira dose. A quarta dose também é destinada a profissionais e trabalhadores da Saúde.

A imunização estará disponível, segundo a prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até as 16h, nas policlínicas Vital Brazil, Itaipu, Barreto, São Lourenço, Piratininga e Engenhoca, bemc omo no posto volante em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães, em Jurujuba. O município também está aplicando a terceira dose em pessoas a partir de 12 anos, e a primeira e segunda doses para crianças com mais de 5 anos.

Niterói

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283596698974983

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.