Infoglobo

BRUNO ASTUTO

BRUNO ASTUTO brunoastuto1@gmail.com

Passado o frisson das comemorações do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, as atenções se voltam para outra efeméride: os 25 anos da morte da Princesa Diana, que serão lembrados no dia 31 de agosto — ela também completaria 61 anos nesta sexta-feira. Há muito por vir na nova onda de Dianamania, como a nova temporada do seriado “The crown”, que trará em novembro toda a lavação pública de roupa suja de seu divórcio do príncipe Charles.

Por falar em roupa, um novo livro foi lançado semana passada focado no tema: mais de 300 páginas com o mais completo guia sobre a persona fashionista da princesa. Em “Lady Di Look Book: o que Diana estava tentando nos dizer com suas roupas” (ainda sem tradução em português), a escritora de moda Eloise Moran analisa como a princesa usou seu visual para passar suas mensagens e ser ouvida, seja para pedir socorro, seja para se vingar dos algozes cujos protocolos tentavam silenciá-la.

Em 2018, a autora criou uma conta no Instagram, @ladydirevengelooks, que hoje tem mais de 117 mil seguidores e se dedica a postar looks que supostamente sua heroína usou como instrumento de vingança. Todas as legendas terminam com a enigmática hashtag #fuckyouCC, os dois “C”s sendo, evidentemente, endereçados a Charles e Camilla. “Eu queria desafiar a narrativa masculina, a da mulher que sente vergonha das outras por ser preterida ou a da ex psicótica”, diz Moran. “Todos nós já tivemos aquele sentimento de, bem, ‘eu vou dar uma lição a eles’. Essa é a vingança final, quando você não se importa mais com a outra pessoa e está bem de novo. Mas teve que passar por toda uma jornada”.

O marco da virada foi o vestido preto ultradecotado que Diana usou numa festa em junho de 1994, enquanto o marido dava uma entrevista na TV admitindo seu caso com Camilla. O modelo, assinado pela estilista grega Christina Stambolian, havia sido concebido para ela três anos antes, mas Diana não tivera até então coragem de usá-lo. Tirou-o do armário com a intenção de fazer o que Charles mais abominava: tirar o foco dele. O preto era também um grito de independência — na família real, a cor só é admitida em funerais. No caso, ela estava enterrando o passado.

A princesa foi uma transgressora, uma insubmissa que não colocou o dever acima de sua felicidade pessoal. Mas bem que, no início, tentou se adequar, com babados, drapeados, golas Renascimento e laçarotes — era impossível fugir deles nos anos 1980. Para quem acha o gosto duvidoso, basta dar um passeio pelas butiques internacionais de 2022. Seu glamour naïf está mais na moda do que nunca.

Quando o casamento começou a naufragar, seus saltos começaram a subir (como tinha a mesma altura de Charles, Diana só usava sapatilhas baixas ao lado dele). Também passou a ter horror aos volumes que empetecavam sua silhueta, prenunciando o minimalismo dos anos 1990. Não se tratava de uma celebridade mudando de estilo para manter o interesse dos fãs, mas de uma mulher que se via finalmente livre para ir atrás do que achava que merecia. Arriscava tubinhos skinny que ressaltavam sua silhueta mais fit, musculosa, bronzeada e de cabelo curtíssimo.

Curiosidade: Diana foi a primeira mulher da história da realeza britânica a usar calças num evento noturno. E odiava as luvinhas que protegem as mulheres nobres dos apertos de mão da plebe.

Pouco antes de morrer, ela acatou uma ideia do filho William de fazer um grande leilão em Nova York de suas 79 roupas mais icônicas, arrecadando US$ 6 milhões para as entidades que amadrinhava. O hábito de ceder seus looks para a caridade acabou por desfalcar um possível Museu Diana.

Gosto de pensar na saudosa embaixatriz brasileira Lucia Flecha de Lima, sua melhor amiga, que insistiu que Diana usasse uma tiara em sua visita ao Brasil, em 1991. “O povo está aqui para ver uma princesa; não tire o sonho dele”. Quanto mais princesa-bombshell ela aparecia, mais se abriam as carteiras para suas obras filantrópicas.

Eis a verdadeira revolução de Diana: fazer-se notar não pelas roupas que usava, mas por que as usava.

QUANDO O CASAMENTO COMEÇOU A NAUFRAGAR, SEUS SALTOS COMEÇARAM A SUBIR

Ela

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283347590871815

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.