Infoglobo

GIRO

SUSTENTABILIDADE, CONFORTO, AUTOCUIDADO E OUTRAS TENDÊNCIAS APRESENTADAS NO SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL, EM MILÃO

Por JOANA DALE,

DE MILÃO

Maior vitrine de design do mundo, o Salone del Mobile voltou acontecer de forma presencial, após três anos, no início do mês, em Milão. Nos concorridos corredores dos espaços de exposição, um total de 262.608 pessoas dos cinco continentes conferiram os lançamentos de 2.175 marcas (73% made in Italy e27% estrangeiras). Entre uma rodinha de conversa e outra, testemunhava-se a celebração da retomada em meio a troca de ideias. “A presença maciça dos visitantes é um resultado notável, que tanto trabalhamos para alcançar”, festejou a italiana Maria Porro, de 39 anos, primeira mulher a presidir o Salone. Ela assumiu o cargo, ano passado, quando o evento precisou apresentar uma versão pocket e bem restrita a expositores e espectadores. “Nesta 60ª edição, investimos em qualidade, continuando a produzir inovação e contando histórias em uma experiência global, na qual o que importa são as ideias e o intercâmbio cultural.”

O tema “Design with nature” inspirou a apresentação de móveis que garantem o bem-estar com o uso eficiente dos recursos disponíveis, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Sugiro substituirmos a palavra sustentabilidade por qualidade, uma vez que uma peça bem feita, do começo ao fim, naturalmente é amiga do meio ambiente. São os valores por trás do produto”, completou Maria Porro.

“SUGIRO SUBSTITUIRMOS A PALAVRA SUSTENTABILIDADE POR QUALIDADE. A PEÇA BEM FEITA, DO COMEÇO AO FIM, É AMIGA DO MEIO AMBIENTE” MARIA PORRO, PRESIDENTE DO SALONE DEL MOBILE

Habitué do Salone desde 1999 e consultora de tendências em design, a arquiteta brasileira Renata Zappellini destaca a Re-Chair, cadeira feita com cápsulas de café em uma collab das italianas illycaffè e Kartell, e o sofá Za:Za, criado pela Zanotta sem qualquer tipo de cola e com espuma reciclável, como bons exemplos de sustentabilidade + qualidade. “À primeira vista, são uma cadeira e um sofá ‘normais’. Esse resultado só é possível pois há alta tecnologia envolvida na produção de ambas as peças. No Brasil, por enquanto, ainda não há nada parecido”, explica. Pós-graduada em Edificações Sustentáveis, a arquiteta Cristina Côrtes também foi uma das dezenas de profissionais a conferir as novidades — ouvia-se português em quase todos os espaços. “O desejo de conexão com a natureza é latente, inclusive com a natureza do design. Um produto que tem sua história contada é um produto com alma”, diz ela, que puxa a sardinha para o design brasileiro e cita a coleção Rendeira e a cadeira Barroca, apresentadas pelo paulistano Pedro Franco. Outra presença brasileira que deu o que falar foi a da Ornare, pela primeira vez na Euro Cucina, o pavilhão dedicado às cozinhas. A marca apresentou a coleção Square Round e as linha Shaker, ambas desenhadas por Ricardo Bello Dias. São peças minimalistas, multifuncionais e em um só tom — no caso, prata ou ouro. O uso de cor, pelo visto, migrou para os demais ambientes, como os tons terrosos e os verdes que, mais uma vez, levam a natureza para dentro da casa.

Entre as mil e uma tendências do seleiro do design mundial, está o uso de tecidos felpudos e fofinhos, revestindo sofás e poltronas que parecem “abraçar” quem ali senta. “São materiais bem táteis, como o boucle”, exemplifica Renata Zappellini. “Depois da pandemia, a casa está mais confortável. Tudo é mais sensível ao tato, inclusive o revestimento dos móveis de varanda.”

O bem-estar também está em alta. “Entramos definitivamente na era do conforto e do bem-estar. O autocuidado é uma macrotendência, visto no aumento da busca por práticas de ioga e meditação e também na valorização de elementos como a cromoterapia, um bom banho e tudo mais que deixar os sentidos aguçados. A casa precisa ser um templo da saúde mental”, conclui Renata.

A jornalista viajou a convite do Salone del Mobile.

“DEPOIS DA PANDEMIA, A CASA ESTÁ MAIS CONFORTÁVEL. TUDO É MAIS SENSÍVEL AO TATO” RENATA ZAPPELLINI, ARQUITETA E CONSULTORA

Ela

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/283218741852935

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.