Infoglobo

A excelente ‘Hacks’ em nova temporada

ESTRELADA POR JEAN SMART E HANNAH EINBINDER, TRAMA PREMIADA CHEGA À SEGUNDA TEMPORADA

PATRÍCIA KOGUT

Demora um pouquinho, mas o espectador que insistir e atravessar os dois primeiros episódios de “Hacks” será capturado. A segunda temporada acaba de chegar à HBO Max e a primeira está disponível. Recomendo.

Os episódios contabilizam meia hora e, tamanho não é documento, volta e meia dão uma surra de densidade. O que numa visão superficial sugere ser uma comédia boba também contraria as aparências. Acompanhamos uma trama que se aprofunda a cada minuto. E que vai ficando cada vez mais sombria apesar de ambientada em Las Vegas, onde uma luz inclemente invade todos os cenários. É um drama sem reservas. A carga pesada se reflete até nos figurinos cheios de estampas de oncinha e muito lamê usados por Jean Smart (Deborah Vance), a principal estrela.

A atriz está no centro da história, mas divide o protagonismo com Hannah Einbinder (Ava). Por esse trabalho, Jean levou um Emmy e Hannah foi indicada. A crítica se ajoelhou para ambas e para o roteiro e a realização. Com toda justiça. Deborah é uma comediante septuagenária. Nas eras mais machistas da televisão, foi pioneira ao ocupar sozinha a faixa nobre. Continua na ativa toda noite num cassino da cidade. Além disso, aceita convites para participar de inaugurações de lojas e de programas de televendas. É uma máquina de trabalhar, embora não tenha problemas financeiros. A atividade funciona como uma forma de compensar a vida pessoal infeliz. Num dado momento, Marty (Carl Clemons-Hopkins), dono da casa de espetáculos onde ela se apresenta, anuncia que não quer mais seu show nos fins de semana. Prefere ceder o palco para uma atração que chamará um público mais jovem. Nesse ponto de inflexão, Ava, uma jovem roteirista cuja carreira vai muito mal, entra na vida de Deborah. Elas têm um mesmo agente. Ele sofre com os temperamentos difíceis das duas. E tem uma ideia para se livrar de ambas ao mesmo tempo. Diz a Ava que Deborah precisa de um roteirista para renovar seu estoque de piadas. Não é verdade. Mas ela vai. Uma antipatia mútua imediata — para usar um eufemismo —se estabelece. A relação delas puxa a trama. A diva veterana abusa do poder de chefe e despreza a garota, que parece um manual de clichês geracionais. Deborah tem garra e não se vitimiza nunca. Ainda assim, inspira pena. Ava aceita o assédio moral porque precisa de dinheiro. Se afunda na autopiedade. E quando fura a barreira de seus preconceitos, sua maneira de enxergar Deborah também muda. Elas constroem um laço comovente.

O enredo aborda com coragem questões delicadas, como o envelhecimento e o ocaso profissional. “Hacks” encanta pela dimensão humana das duas personagens, pelas atuações soberbas e pela realização. É uma das melhores séries no ar, não perca.

Primeira Página

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282467122576135

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.