Infoglobo

Yago Dora comemora o reencontro com Saquarema

Catarinense passou por cirurgia após contusão grave e só voltou a competir no mês passado; em 2017, ele brilhou no evento

RENATO DE ALEXANDRINO Enviado especial renato.alexandrino@oglobo.com.br

Em 2017, um jovem surfista de 21 anos, ainda desconhecido mesmo para o público que acompanhava o surfe, fez estragos no Mundial de surfe de Saquarema. Competindo como convidado, Yago Dora recebeu o apelido de “giant killer” (matador de gigantes) ao eliminar os campeões mundiais John John Florence, Gabriel Medina e Mick Fanning e chegar às semifinais. Neste ano, ele é um dos oito brasileiros que estão nas oitavas do Rio Pro, que ontem teve as disputas adiadas pelas condições do tempo. Uma nova chamada será feita hoje, às 7h15, e o evento tem prazo até quinta-feira para acabar. —Sempre amei vir para Saquarema. Gosto muito das ondas aqui, são bem fortes e dá para surfar em alta velocidade —diz Yago ao GLOBO.

Nono colocado no ranking em 2021, Yago sofreu um baque nos planos para esta temporada quando caiu de mau jeito ao tentar um aéreo no fim de dezembro. Torceu o pé esquerdo, e precisou passar por cirurgia. O catarinense ficou fora das cinco primeiras etapas e voltou a competir na Indonésia, no fim de maio.

— Eu não esperava que já teria voltado a competir nesses eventos depois do corte. Não achei nem que estaria pronto para retornar a esse nível ainda, mas a cada dia me sinto melhor e pronto para enfrentar essas baterias — disse Yago, que já recebeu um convite da World Surf League para competir na próxima temporada.

Dono de um surfe arrojado e moderno, que privilegia as manobras aéreas, Yago ainda não encontrou a necessária regularidade. Ele ainda busca sua primeira final —aquela semifinal de 2017 em Saquarema segue sendo seu melhor resultado na elite. — Acredito que as vitórias estejam próximas de acontecer. Estou muito ansioso para dar meu melhor, e 2023 será um ano muito importante.

Esportes

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282372633295623

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.