Infoglobo

Projetos de grife conferem sofisticação a residenciais

Arquitetos de renome internacional assinam lançamentos no Rio que combinam design, luxo e facilidades

No mercado imobiliário de alto padrão, uma assinatura de grife é a cereja no bolo que agrega valor e encanta os consumidores. De olho nesse cenário, as incorporadoras começam a buscar nomes conhecidos internacionalmente para garantir aquele diferencial a seus residenciais. A RJZ Cyrela, por exemplo, já está com dois projetos em parceria com o Studio Yoo: o Rio By Yoo, no Flamengo; e o Wave By Yoo, na Praia da Barra. O estúdio londrino, fundado pelo designer francês Philippe Starck com o empresário inglês John Hitchcox, é referência mundial em design e decoração de interiores.

— A parceria confere singularidade ao empreendimento, unindo identidade, arquitetura, inovação e luxo — afirma o diretor de Incorporação da RJZ Cyrela, Carlos Bandeira de Mello.

No caso do Rio By Yoo, que ocupa a antiga sede do Clube de Regatas do Flamengo, 90% do empreendimento, entregue em 2021, foi vendido no mês de lançamento. O Wave By Yoo está em outro patamar de sofisticação. Em um terreno de mais de 12 mil metros quadrados, o residencial tem quatro blocos e um total de 166 unidades com até quatro suítes. O destaque é a área de lazer completa com piscina de 25 metros de extensão com deck molhado.

— O Wave By Yoo é um projeto à frente do seu tempo, que combina design, luxo e facilidades para otimizar a vida do morador. A integração do contemporâneo com o clássico é percebida em todos os detalhes. Cada vez mais, as pessoas valorizam os espaços nos condomínios em que vivem, e a assinatura do Studio Yoo

oferece a melhor experiência — diz Bandeira de Mello.

Na Bait Inc., a parceria é com o escritório francobrasileiro Triptyque Architecture, criado por exalunos da Ecole d’Architecture de Paris-La-Seine, na França, e que atua no Brasil desde 2000. O time trabalhou nos projetos do Forma, no Leblon, e do

Canto Mar e do Canto Rio, no Arpoador.

— Nosso cliente tem uma bagagem cultural de design e valoriza um projeto de grife. Temos ótimos arquitetos no Brasil, mas é sempre interessante buscar outras fontes. E o Triptyque traz esse entendimento da cultura brasileira com um ponto de vista diferente — observa o diretor de Incorporação Fred Kessler. O executivo explica que, nos dois residenciais do Arpoador, o escritório criou propostas totalmente diferentes, mas, ao mesmo tempo, integradas. O Canto Rio, de estúdios, voltado para a Rua Francisco Otaviano,

tem uma pegada mais urbana e dinâmica. O Canto Mar, com vista para a praia, é mais bucólico e residencial.

— Essa combinação de cidade e refúgio resultou em um conjunto muito harmônico e integrado ao lugar em que o residencial está sendo erguido — completa Kessler.

ESTILO CARIOCA

No Parque Sustentável da Gávea, o empreendimento da Mozak no bairro homônimo, em vez de uma grife estrangeira, há um time de escritórios para desenvolver o projeto assinado por Flavio Bassan: Manga Rosa Arquitetura, Natália Lemos Arquitetura, Bianca da Hora Arquitetura, Studio Leandro Neves, Escala Arquitetura, Duda Porto Arquitetura, PKB Arquitetura e Hana Lerner Arquitetura. O paisagismo é de um escritório brasileiro de renome internacional, o Burle Marx. O condomínio terá unidades residenciais e lojas, em três blocos de até quatro pavimentos. — Os profissionais que embarcaram no projeto conosco são jovens expoentes da arquitetura, que respiram o estilo de vida carioca. Essa multidisciplinaridade de olhares corrobora toda a unicidade do projeto e faz desse novo endereço um lugar muito especial — diz a coordenadora de Projetos da Mozak, Clarissa Grinstein.

“O Triptyque traz o entendimento da cultura brasileira com um ponto de vista diferente”

FRED KESSLER

Diretor de Incorporação da Bait Inc.

Economia

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/282037625846535

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.