Infoglobo

Biografia virtual de Tebet vira campo de batalha

Assessora da senadora tenta alterar informações de projeto de lei da senadora sobre suspensão de demarcação de terras indígenas na Wikipédia e é bloqueada pela plataforma; equipe da pré-candidata diz que busca corrigir erros do texto

JAN NIKLAS jan.niklas@infoglobo.com.br

Abiografia na Wikipédia da pré-candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, virou um campo de batalha opondo editores da plataforma e a assessoria da senadora. Uma funcionária do gabinete da parlamentar no Senado foi bloqueada após tentar atenuar trechos do verbete. A equipe da emedebista diz que as informações disponíveis são “equivocadas e tendenciosas”. No centro da disputa está um tópico sobre um projeto apresentado por Tebet em 2015, que visa a suspender temporariamente processos de demarcação de terras indígenas em áreas onde existam conflitos e que ainda não tenham sido objeto de estudos antropológicos. Além disso, o verbete destaca que ela já manifestou apoio ao pagamento de indenizações a fazendeiros atingidos por demarcações. Em 2018, Tebet retirou o texto, encerrando a tramitação. Na página sobre sua trajetória política publicada na Wikipédia, a proposta aparece como um tópico em destaque. Nesta semana, uma assessora do gabinete da senadora trocou o título do trecho sobre o projeto: “Suspensão das demarcações de terras indígenas” virou “Demarcações de terras indígenas”.

O texto sofreu remoções e alterações, e a controvérsia em torno do projeto foi “suavizada”, segundo observaram editores da plataforma que decidem sobre as versões finais dos artigos em discussões públicas no fórum do site. Um trecho do perfil dizia que “um dos principais projetos defendidos por Simone Tebet no Senado Federal trata da suspensão das demarcações de terras indígenas e pagamento de indenizações para fazendeiros”. Já na versão da equipe da parlamentar o texto passou a dizer que “Simone Tebet propôs projeto para tentar reduzir os conflitos no campo e apresentou emenda à PEC com o objetivo de pacificar o problema histórico devido à presença de nãoíndios em terras indígenas”. Além disso, foi removido um trecho do verbete que destaca que o marido de Tebet, Eduardo Rocha, então deputado estadual no Mato Grosso do Sul, atuou numa Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a instituição é considerada uma das maiores defensoras dos povos indígenas no país. Como a enciclopédia é aberta para qualquer um editar, exigindo apenas um registro do usuário, um batalhão de voluntários busca garantir que as páginas apresentem as trajetórias de figuras públicas com imparcialidade. De acordo com as regras da plataforma, as edições só podem ser feitas se forem amparadas por fontes confiáveis e verificáveis, como a imprensa profissional, revistas científicas, documentos públicos e artigos acadêmicos.

Além disso, esses editores têm mecanismos para identificar possíveis alterações que partem de assessores de políticos que costumam tentar fazer limpezas de reputação nas biografias. Segundo as regras da Wikipédia, edições por partes interessadas, como o próprio político ou sua equipe, configuram um conflito de interesse, o que vai contra as boas práticas de criação de conteúdo na plataforma. Por isso, após uma série de tentativas da assessoria de mudar o texto, ela foi bloqueada por “remoção indevida de conteúdo”. A assessoria de Tebet reconheceu que tenta, desde 2021, atualizar o perfil da senadora. Por meio de nota, a equipe disse que busca “corrigir informações equivocadas registradas na Wikipédia, algumas das quais, fundamentadas em veículos de imprensa cujas matérias, essas sim, apresentam teor enviesado e negativamente tendencioso”. Além disso, o gabinete da parlamentar afirmou que “enviará protesto formal à plataforma para que corrija essa injustiça que, especialmente neste momento, pode ser usada com objetivos eleitorais e de disseminação de desinformação e fake news”.

Política

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281827172449031

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.