Infoglobo

Com vaga de vice em aberto, Braga Netto ganha mais funções

Ex-ministro tem atuado de forma mais presente na campanha de Bolsonaro

ALICE CRAVO, DANIEL GULLINO E JUSSARA SOARES politica@oglobo.com.br

Oex-ministro Walter Braga Netto ganhou mais funções no comitê de campanha do presidente Jair Bolsonaro após sua possível indicação para o posto de vice ter sido colocada em dúvida. Nos últimos dias, ele passou a atuar de forma mais intensa na coordenação do grupo e se aproximou dos responsáveis pelo marketing da disputa eleitoral. Numa outra frente, o general da reserva viajou ao Rio de Janeiro na sexta-feira para reunir-se com empresários. A ideia do encontro foi apresentar realizações do governo e colher percepções, a exemplo do que já havia feito em Minas Gerais no início do mês. A missão, segundo interlocutores da campanha, foi passada diretamente por Bolsonaro. Braga Netto tem uma ligação com o estado por ter sido interventor federal na segurança pública em 2018, durante a gestão de Michel Temer.

Na semana passada, Bolsonaro elogiou publicamente a ex-ministra da Agricultura, a deputada Tereza Cristina (PPMS), o que fez ressurgir um movimento de aliados para que ela fosse a indicada para o posto de vice. Integrantes do Centrão argumentam que Tereza, além de ter mais potencial para atrair o eleitorado feminino, tem interlocução com empresários, potenciais financiadores da campanha. Parte da estratégia do grupo político é oferecer uma “saída honrosa” para o ex-ministro, caso Bolsonaro desista de indicá-lo para a vaga. A ideia é que Braga Netto assuma uma embaixada ou até mesmo reassuma a pasta da Defesa. Para evitar ser descartado na campanha, Braga Netto foi aconselhado a iniciar uma agenda própria de viagens pelo país e a buscar aproximação com empresários e organizações ligadas à Educação e ao Meio Ambiente, como O GLOBO mostrou. Aliados vinham defendendo que o general da reserva, que já participava da elaboração do plano de governo, ocupasse ainda mais espaço na campanha. Com isso, desde a semana passada, Braga Netto tem atuado como um “subcoordenador” do núcleo da eleição, que tem sido comandado, principalmente, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

VISITAS ESTRATÉGICAS

Além de ter a atribuição de fazer a interlocução entre o governo e a comunicação da campanha, o ex-ministro deve passar a coordenar a agenda de Bolsonaro, programando visitas em locais estratégicos para a eleição. Recentemente, o general da reserva também teve uma conversa com o marqueteiro do PL, Duda Lima, e cogita criar uma conta em redes sociais para se expor mais. Bolsonaro afirmou na semana passada que a escolha do vice ainda não está definida e que tanto Braga Netto quanto Tereza são “cotadíssimos” para a vaga. O militar, no entanto, ainda é o favorito para ocupar o posto. Após ter deixado o Ministério da Defesa no fim de março, Braga Netto foi nomeado assessor da Presidência. Entretanto, caso seja mesmo candidato, ele terá que deixar o cargo até o início de julho.

Política

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281775632841479

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.