Infoglobo

Mãe

NARENDRA MODI Narendra Modi é o primeiro-ministro da Índia

Uma mãe não apenas dá à luz seus filhos, mas também molda sua mente, sua personalidade e sua autoconfiança.

Sinto-me extremamente feliz e afortunado em compartilhar que minha mãe, Senhora Heeraba, está entrando em seu centésimo ano.

Não tenho dúvidas de que tudo de bom em minha vida e tudo de bom em meu caráter podem ser atribuídos aos meus pais. Hoje, sentado em Délhi, estou cheio de lembranças do passado.

A penitência de uma mãe cria um bom ser humano. Seu afeto enche uma criança de valores humanos e empatia. Uma mãe não é um indivíduo ou uma personalidade, a maternidade é uma qualidade. Comparada a hoje, a infância da mãe foi extremamente difícil. Talvez isso seja o que o Todo-Poderoso tenha destinado para ela. Minha mãe também acredita que essa era a vontade de Deus.

Em Vadnagar, nossa família costumava ficar numa pequena casa que não tinha nem janela, muito menos um luxo como vaso sanitário ou banheiro. Costumávamos chamar essa construção de um cômodo, com paredes de barro e telhas de argila, de nossa casa. E todos nós —meus pais, meus irmãos e eu —morávamos nela. Normalmente, a escassez leva ao estresse. No entanto meus pais nunca deixaram a ansiedade das dificuldades diárias dominar o ambiente familiar.

Minha mãe nunca esperou que nós, filhos, deixássemos os estudos e a auxiliássemos nas tarefas domésticas. Ela nunca nos pediu ajuda.

No entanto, olhando tanto para o trabalho dela, consideramos ajudá-la nosso principal dever. Minha mãe lavava utensílios em algumas casas para ajudar nas despesas. Ela também tirava umt empopara girara roda de fiar para complementar nossa escassa renda. El afazia tudo, desded escascar algodão até tecer os fios. Mesmo nesse trabalho árduo, sua principal preocupação era garantir que os espinhos do algodão não nos espetassem.

Ela tinha outra qualidade — um profundo respeito pelos envolvidos em limpeza e saneamento. Lembro-me de que, sempre que alguém vinha limpar o ralo adjacente à nossa casa em Vadnagar, minha mãe não os deixava ir sem lhes dar chá. Nossa casa ficou famosa entre os trabalhadores da limpeza pelo chá depois do trabalho.

Minha mãe encontrava a felicidade nas alegrias dos outros. Nossa casa pode ter sido pequena, mas minha mãe tinha um enorme coração. Um amigo próximo de meu pai morava numa vila perto. Após sua morte prematura, meu pai trouxe o filho de seu amigo, Abbas, para nossa casa. Ele ficou conosco e completou seus estudos. Minha mãe e ratão afetuosa e carinhosa com Abb as, assim co moera com todos nós, irmãos. Todos os anos na celebração do Eid (feriado religioso muçulmano), ela costumava preparar seus pratos favoritos. Minha mães emp reteve imensa confiança em mim enos valores mora isque ela transmitiu.

Hoje, muitos anos depois, sempre que as pessoas perguntam se ela está orgulhosa por seu filho ter se tornado o primeiro-ministro do país, minha mãe dá uma resposta extremamente profunda. Ela diz:

—Estou tão orgulhosa quanto você. Nada é meu. Sou um mero instrumento nos planos de Deus.

Mamãe nunca me acompanha em nenhum programa governamental ou público. Ela me acompanhou em apenas duas ocasiões no passado.

A cerimônia de juramento realizada há duas décadas foi o último evento público de que minha mãe participou comigo. Desde então, ela nunca mais me acompanhou a nenhum evento público.

Minha mãe me fez perceber que é possível aprender sem ser educado formalmente. Seu processo de pensamento e visão de longo prazo sempre me surpreenderam.

Ela sempre foi muito consciente de seus deveres como cidadã. Desde o início das eleições, ela votou em todas, do Panchayat, conselho de representantes da aldeia, ao Parlamento. Minha mãe sempre me inspirou ate ruma forte determinação e foco em Garib Kalyan, o bem-estar dos pobres.

Se eu olhar para trás na vida de meus pais, sua honestidade e autorrespeito foram suas maiores qualidades. Apesar das dificuldades com pobreza e dos desafios que a acompanham, meus pais nunca abandonaram o caminho da honestidade ou o compromisso com o autorrespeito. Eles tinham apenas um mantra para superar qualquer desafio —trabalho duro, trabalho duro constante! Na história devida de minha mãe, vejo a penitência, o sacrifício e a contribuição damatrushak ti, o empoderamento feminino, na Índia. Sempre que olho para a minha mãe e milhões de mulheres como ela,p ensoque não há nada inalcançável para as mulheres indianas. Muito além de cada história de privação, está a gloriosa história de uma mãe.

Muito acima de qualquer luta, está a forte determinação de uma mãe.

Opinião

pt-br

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

2022-06-26T07:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281629603953415

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.