Infoglobo

Coriza é sintoma leve e persistente da nova cepa

Nariz escorrendo é um artifício do organismo para se livrar de infecções

EVELIN AZEVEDO evelin.machado@infoglobo.com.br

As pessoas que testaram positivo para o coronavírus nas últimas semanas têm observado um sintoma em comum que costuma perdurar por grande parte da infecção: a coriza. Apesar de não ser um sintoma que demonstre gravidade, ficar com o nariz escorrendo é algo bem incômodo. O sinal é comum em outras doenças respiratórias, como a gripe causada pela influenza, cujos casos aumentaram no último mês.

Apesar de ainda não haver estudos que expliquem o motivo da coriza frequente em quem desenvolveu Covid-19 causada pela Ômicron, especialistas associam a maior prevalência do sintoma com o tipo de infecção causada pela nova variante, explica o médico Salmo Raskin, geneticista e diretor do Laboratório Genetika, de Curitiba.

Várias pesquisas já mostraram que a Ômicron afeta mais as vias respiratórias superiores (nariz, garganta e traqueia) do que o pulmão. Isso ajuda a explicar, por exemplo, o motivo de as infecções causadas por ela serem mais brandas.

A coriza prolongada pode estar associada a esta característica da nova cepa. A maior concentração de vírus na região do nariz e garganta irrita as mucosas destas áreas, aumentando a produção de coriza.

Como o coronavírus passa grande parte do tempo da infecção nessa região, esse tem se mostrado um dos sintomas mais duradores.

A principal função da coriza é eliminar da cavidade nasal substâncias e microorganismos que possam causar irritação, como vírus e bactérias. Ela é formada em glândulas que ficam no entorno do nariz, inclusive na conexão dessas cavidades com a testa. Por isso, é comum sentir um “peso” no rosto quando as narinas estão escorrendo.

A produção de coriza, portanto, é um artifício do organismo humano para se livrar dos agentes infecciosos. No caso da Covid-19, o objetivo é expelir o coronavírus dessa parte do corpo.

Como a coriza muitas vezes é desconfortável e sua produção em excesso entope o nariz, a recomendação dos especialistas é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico e, em seguida, assoar o nariz para retirar o restante da secreção. Além de melhorar o desconforto, remover essa secreção ajuda a eliminar mais rapidamente o agente que a provoca.

OUTROS SINTOMAS

Dados do Reino Unido mostram que outros sintomas comuns relatados por pacientes diagnosticados com a nova cepa incluem:dor de cabeça, cansaço, fadiga (leve ou severa), tosse, espirro e dor de garganta.

Eles costumam ser leves e melhoram, em média, cinco dias após o início.

Saúde

pt-br

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281977495992267

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.