Infoglobo

Reino Unido bate recorde de mortes de Covid em um ano

País registra 438 óbitos no momento em que o premier Boris Johnson cogita reduzir as medidas adotadas para conter a Ômicron

LONDRES

OReino Unido registrou o maior número de mortes por Covid-19 em quase um ano ontem. O país atingiu a marca no momento em que o governo de Boris J ohns oncon sidera relaxaras medidas introduzidas para reduzira propagação da variante Ômicron. Foram 438 novas mortes por Covid, marcando o maior número de óbitos em um dia desde 24 de fevereiro de 2021.

A média móvel diária de mortes no país vem crescendo desde o fim de dezembro, subindo de 73 naquela época para 264 anteontem, segundo dados do Our World in Data, da Universidade de Oxford. Apesar de alto, o número ficou bem abaixo do visto no pico de óbitos, em janeiro de 2021, quando o país chegou ater uma média móvel diária de mais de 1.200 mortes.

À época, o país estava no início de sua última quarentena nacional, decretada em 31 de dezembro de 2020, e por causa do confinamento teve logo em seguida u maqueda vertigino sada média móvel de mortes, chegando a uma taxa diária de menos de 30 óbitos em meados de abril, quando foi iniciado o plano de flexibilizaçãodolockdown. Na segunda feira, a média móvel sugeria estabilização no número de mortes, já que desde quintafeira passada a taxa ficou um pouco acima de 260 por dia.

‘LONGE DE ACABAR’, DIZ TEDROS

Antes do recorde de ontem, o ministro da Saúde, Sajid Javid, dissera ao Parlamento estar otimista de que as medidas adotadas para reduzir a disseminação da Ômicron seriam reduzidas na próxima semana, já que os casos e as hospitalizações provocados pela cepa parecem ter atingido o pico.

Apesar de as infecções terem atingido recordes nas últimas semanas, a velocidade na aplicação de doses de reforço e os efeitos menos graves da Ômicron em vacinados fizeram com que as internações e as mortes não aumentassem tão acentuadamente em comparação com surtos anteriores. Hoje, 70% da população britânica estão totalmente imunizados, enquanto 53% já tomaram a dose de reforço.

Diferentemente do ocorrido coma taxa de mortes, a média móvel de casos no Reino Unido em toda a pandemia atingiu o pico no atual surto, com 182.890 contaminações em 5 de janeiro — em janeiro de 2021, em outro surto, a maior média de infecções foi de 59.688. No entanto, a média de casos no país caiu rapidamente na última semana, chegando a 98.684 na segunda.

A Austrália, por sua vez, registrou ontem o maior número de mortes na pandemia, com 77 óbitos. Coma maior parte das mortes ocorrendo entre pessoas sem dose de reforço da vacina, as autoridades estão intensificando a campanha para sua aplicação.

No mundo, a pandemia vive seu pico de casos, mas não o de mortes. A média móvel de óbitos em nível global vem aumentando nos últimos dias, e na segunda-feira foi de 7.066. A taxa és e mel han teàregis trada em dezembro e cer cade metade da registrada em janei rode 2021, quando chegou ao seu pico global: 14.704 por dia.

Em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, alertou que a pandemia está “longe de acabar”.

—Em alguns países, os casos de Covid parecem ter atingido o pico, dando esperança de que o pior desta última onda já passou, mas nenhum país está fora de perigo ainda — disse.

Mundo

pt-br

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

2022-01-19T08:00:00.0000000Z

https://infoglobo.pressreader.com/article/281917366450123

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.